"Muitos dos nossos aliados e amigos celebram o dia 8 de maio como o Dia da Vitória na Europa, mas fizemos muito mais do que qualquer outro país para alcançar um resultado vitorioso na Segunda Guerra Mundial", disse Donald Trump numa publicação na rede social Truth Social.
"Por isso, renomeio 8 de maio [fim da Segunda Guerra Mundial] como Dia da Vitória na Europa e o 11 de novembro [fim da Primeira Guerra Mundial] como Dia da Vitória na Europa", disse.
O 8 de maio não é feriado nos Estados Unidos da América (EUA), enquanto o 11 de novembro é conhecido como Dia dos Veteranos.
Trump argumentou que os Estados Unidos "venceram as duas guerras", acrescentando: "Ninguém chegou perto de nós em termos de força, coragem e brilhantismo militar, mas nunca comemorámos nada. Isso porque não temos mais líderes que saibam como fazer isso. Vamos começar a comemorar as nossas vitórias novamente."
A Casa Branca ainda não emitiu nenhuma ordem executiva para concretizar esta intenção.
O dia 08 de maio é comemorado como o Dia da Vitória na Europa Ocidental, enquanto a Rússia o celebra no dia seguinte, assim como a Bielorrússia, assinalando a entrada em vigor da rendição da Alemanha nazi.
O dia 11 de novembro, por sua vez, ainda é conhecido nos Estados Unidos como Dia dos Veteranos --- nome recebido em 1954 para homenagear aqueles que serviram em todas as guerras americanas --- depois de se tornar feriado, em 1938, como Dia do Armistício.
Este dia assinala a assinatura do Armistício de Compiègne, que em 1918 declarou o fim da Primeira Guerra Mundial. É também comemorado na Europa como o Dia do Armistício.
Leia Também: Kremlin declara trégua total entre 8 e 10 de maio