"Congratulações calorosas, querido Friedrich Merz, pela tua eleição enquanto chanceler federal da Alemanha. Aguardo com expectativa o nosso trabalho conjunto numa agenda europeia comum e ambiciosa", escreveu o socialista António Costa nas redes sociais.
Já a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, que também faz parte da União Democrata-Cristã (CDU), também felicitou Friedrich Merz nas redes sociais, considerando que é "um amigo e um especialista na Europa que assume a chancelaria" alemã.
"Vamos trabalhar em conjunto para uma Europa forte e mais competitiva", acrescentou a antiga ministra da Defesa alemã.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, considerou que a eleição do novo chanceler vai "fortalecer a Alemanha e a Europa".
"A Europa está a contar contigo como um parceiro de confiança", sustentou a política maltesa conservadora.
O líder dos conservadores alemães, Friedrich Merz, foi hoje eleito chanceler no parlamento (Bundestag) depois de uma primeira tentativa falhada esta manhã.
Merz tinha falhado a maioria necessária na primeira volta da eleição para chanceler, com a sessão a ser interrompida. Depois de reuniões à porta fechada, os grupos parlamentares decidiram avançar com uma segunda volta.
O líder da CDU toma posse como 10.º chanceler depois da Segunda Guerra Mundial, depois de ter alcançado um acordo de coligação com os sociais-democratas do SPD.
Leia Também: Friedrich Merz eleito novo chanceler alemão