Três homens - de 24, 26 e 27 anos e nacionalidade chinesa - foram detidos no Japão por tentarem contrabandear caranguejos eremitas para fora do país. No total, tinham mais de 150 quilogramas de crustáceos em malas de viagem.
Segundo a BBC, que cita a imprensa japonesa, os suspeitos foram detidos nas ilhas Amami, onde os caranguejos eremitas são uma espécie protegida.
O alerta às autoridades foi dado por funcionários do hotel onde os três homens estiveram hospedados, que repararam que as malas faziam um "barulho de sussurro", após terem ficado a tomar conta da bagagem.
Os agentes descobriram posteriormente "milhares" de caranguejos eremitas, pesando cerca de 95 quilogramas. Um dos homens tinha ainda mais 65 quilogramas noutras três malas.
"A nossa investigação está em curso para identificar se eles tinham [os caranguejos] para os vender, para os manter como animais de estimação ou para os comer", disse um porta-voz da polícia. "Estamos a analisar todas as possibilidades".
Os caranguejos eremitas, assim chamados porque procuram conchas para viver, podem ser vistos regularmente nas praias do popular destino turístico e podem valer até 20.000 ienes, cerca de 120 euros.
Leia Também: EUA, Japão e Coreia do Sul condenam lançamentos de mísseis norte-coreanos