Mulher britânica comparada com Darth Vader recebe indemnização de empresa

O episódio aconteceu durante uma ação de 'team building' na empresa onde trabalhava há cerca de 20 anos.

Notícia

© Walid Berrazeg/Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto
10/05/2025 22:48 ‧ há 1 hora por Notícias ao Minuto

Mundo

Reino Unido

Um tribunal de trabalho britânico condenou uma empresa a pagar uma indemnização a uma ex-funcionária, na passada quarta-feira, após ter sido comparada com a personagem do filme 'Star Wars', Darth Vader, pelos seus colegas.

 

O caso foi relatado pelo jornal britânico The Guardian que conta que a funcionária vai receber uma compensação de cerca de 30.000 libras (cerca de 35 mil euros).

"Darth Vader é um vilão lendário da série 'Star Wars' e estar associado à sua personalidade é um insulto", disse a advogada da ex-funcionária durante a audiência em tribunal. 

O tribunal de Croydon, nos subúrbios do sul de Londres, considerou a comparação "um insulto" e "irritante" e que ouvir alguém dizer que tem a mesma personalidade que o representante do "lado obscuro" prejudicava uma pessoa no local de trabalho.

A ex-funcionária da empresa denunciou os colegas depois de ter sido feito um questionário numa sessão de 'team building' onde tinham de responder a perguntas e avaliar os níveis de introversão, intuição, se trabalhavam de forma mais racional ou emocional e como é que entendiam o mundo à sua volta.

No questionário que era inspirado em personagens do 'Star Wars' e as pessoas avaliadas em 16 categorias, cada um dos trabalhadores seria identificado como uma personagem da franquia norte-americana.

Durante a realização do questionário, a funcionária, com quase 20 anos de casa, teve de se sair para atender uma chamada. Na sua ausência, um colega preencheu o formulário e, no final, o resultado foi a personagem do Darth Vader, descrito como "indivíduo muito focado".

Posto isto, a funcionária sentiu-se desvalorizada pelo resultado obtido e, no mês seguinte, decidiu pedir a sua demissão. Embora o tribunal não tenha considerado o argumento suficiente para causar a sua saída, manteve o carácter prejudicial de tal comparação.

Assim, o tribunal decidiu que a empresa terá de pagar uma indemnização de 30 mil libras à ex-funcionária.

Leia Também: Parece que veio de 'Star Wars', mas não. Eis a surpreendente Airbike

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas