Enquanto os cardeais se preparavam no Vaticano para dar início ao conclave para escolher o sucessor do Papa Francisco, os alunos de uma escola, em Chicago, nos Estados Unidos, decidiram fazer o mesmo e vestiram-se a rigor.
O 'episódio' aconteceu na Our Lady of Mount Carmel Academy, onde os alunos se vestiram de cardeais, de Guarda Suíça e uma sala de reuniões transformou-se na Capela Sistina.
Um dos alunos interpretou um jornalista e entrevistou cada um dos candidatos a Papa: "As opções são muito boas", disse.
No entanto, os 20 estudantes não se ficaram apenas pelas vestes e tiveram também de votar e pensar como um cardeal. Fizeram 'campanhas', apareceram os favoritos e foram feitas várias rondas de votações.
"Estamos muito perto de eleger um novo Papa. Estão todos entusiasmados", disse o aluno que fazia de jornalista.
Após algum suspense, foi eleito um novo Papa, o cardeal Augustus Wilk - também conhecido como Augie Wilk do quarto ano -, que escolheu o nome papal de 'Papa Augustine' após ser eleito dois terços dos votos.
"Aprendi que é bom divertirmo-nos, mas também temos de ser humildes", disse o jovem Augie.
Não faltou o fumo branco que anunciou a toda a escola a decisão e o 'novo' Papa apareceu na janela e acenou a uma multidão de crianças, assim como fez o Papa Leão XIV na varanda da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Note-se que esta brincadeira das crianças, numa escola em Chicago, aconteceu dias antes de o Papa Leão XIV ser eleito.
Students at Mt. Carmel (Chicago) learning about the process of electing a pope by staging a mock conclave. 🧵 pic.twitter.com/AsClWgfZNJ
— Father V (@father_rmv) May 7, 2025
Mock #Conclave2025
— Stephen Kofi Sakpaku (@sonnichristus) May 7, 2025
Students at Our Lady of Mount Carmel Academy stepped into the shoes of Church leaders for a special mock conclave experience.@chicagocatholic @FrPeterAkomanyi @kofitagbor pic.twitter.com/PjuI5pSX4u
Leia Também: Quem é Vinko Puljić, o cardeal (sempre) sorridente ao lado de Leão XIV?