Enviado de Trump confirma que Hamas vai libertar último refém dos EUA

O enviado norte-americano ao Médio Oriente confirmou hoje que o movimento islamita palestiniano Hamas concordou libertar o último refém norte-americano vivo em Gaza, como gesto de boa vontade para com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Notícia

© Noam Galai/Getty Images

Lusa
11/05/2025 23:54 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Numa mensagem hoje à noite enviada à agência de notícias Associated Press (AP), o enviado de Trump, Steve Witkoff, indicou que o objetivo é reiniciar as conversações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, a libertação de mais reféns em troca de prisioneiros palestinianos nas prisões israelitas e a entrada da maior quantidade possível de ajuda humanitária em Gaza antes de Israel levar a cabo a ameaça de tomada total do território.

 

Witkoff vai viajar para a região na segunda-feira, antes da esperada libertação do cidadão israelo-norte-americano Edan Alexander, mantido em cativeiro naquele território palestiniano desde o ataque de 07 de outubro de 2023 de milícias do Hamas a território israelita.

Edan Alexander, de 21 anos, é o único refém vivo de nacionalidade norte-americana que ainda se encontra na Faixa de Gaza. Foi sequestrado quando servia numa unidade militar de elite no sul de Israel.

Esta será a primeira libertação de um refém através de negociações entre o Hamas e os Estados Unidos que decorreram, em grande parte, sem o envolvimento de Israel.

Leia Também: Netanyahu garante que guerra em Gaza continuará após libertação de refém

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas