Deputado quer multar quem usar bebés 'reborn' para passar filas no Brasil

Projeto de lei prevê a aplicação de coimas a qualquer pessoa que utilize os bonecos para obter atendimento preferencial, prioridade em filas, descontos ou outros benefícios destinados a crianças de colo e responsáveis.

Notícia

© DOUGLAS MAGNO/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
17/05/2025 12:10 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Um deputado federal do Brasil apresentou um projeto de lei que prevê multar em mais de 30 mil reais (cerca de 4.700 euros) quem utilizar bebés 'reborn' - bonecos realistas que imitam bebés - para obter benefícios, como atendimento preferencial ou prioridade em filas. 

 

Segundo o G1, o projeto de lei foi apresentado na Câmara de Deputados, na quinta-feira, pelo deputado federal Zacharias Kalil, do União-GO, e prevê a aplicação de coimas a qualquer pessoa que utilize os bonecos para obter atendimento preferencial, prioridade em filas, descontos ou outros benefícios destinados a crianças de colo e responsáveis.

"Trata-se de conduta que, além de afrontar a boa-fé objetiva que deve reger as relações sociais e de consumo, sobrecarrega serviços públicos, notadamente unidades de saúde, retardando o atendimento de crianças que efetivamente demandam cuidado urgente", indicou Kalil na apresentação do projeto de lei.

O projeto de lei prevê coimas que podem variar entre 5 a 20 salários mínimos do Brasil, dependendo da gravidade e das condições financeiras do infrator. Em causa estão valores entre 7.590 e 30.360 reais (entre 1.200 e 4.800 euros).

O valor arrecadado com as coimas seria destinado a fundos municipais, estaduais, distritais e nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Leia Também: Ex-casal disputa guarda bebé reborn com rede social (e lucro)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas