MP russo declara indesejáveis atividades da Amnistia Internacional

O Ministério Público russo declarou hoje indesejáveis as atividades da Amnistia Internacional (AI), com base no facto de "os membros da organização de defesa e promoção dos direitos humanos apoiarem organizações extremistas e financiarem as operações de agentes estrangeiros".

Notícia

© Sergey Bobylev/Reuters

Lusa
19/05/2025 12:06 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Ucrânia/Rússia

"Foi tomada a decisão de reconhecer as atividades da organização não-governamental internacional Amnistia Internacional, registada em Londres, como indesejáveis no território da Federação Russa", declarou o organismo, em comunicado.

 

"A organização posiciona-se como um defensor ativo dos direitos humanos no mundo", afirmou, antes de salientar que, "na realidade, a sede londrina da Amnistia Internacional é o centro de preparação de projetos russofóbicos, pagos por cúmplices do regime de Kyiv".

As autoridades russas declararam "indesejáveis" mais de 200 organizações estrangeiras desde o início da invasão da Ucrânia, desencadeada em fevereiro de 2022 por ordem do Presidente russo, Vladimir Putin, e as suas atividades e as de quem as apoia estão completamente proibidas em território russo.

Leia Também: Ucrânia avisa que Rússia prepara lançamento de míssil intercontinental

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas