A convocatória do ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy, foi feita dois dias depois de os três iranianos terem sido formalmente acusados por um tribunal britânico, indicou a diplomacia britânica em comunicado.
Os iranianos - que compareceram no Tribunal de Westminster, em Londres, no sábado - foram identificados como Mostafa Sepahvand, de 39 anos, Farhad Javadi Manesh, de 44, e Shapoor Qalehali Khani Noori, de 55, todos a viver na capital britânica.
"O Governo do Reino Unido deixou claro que a proteção da segurança nacional continua a ser a nossa principal prioridade e o Irão deve ser responsabilizado pelas suas ações", disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
"A intimação surge após o anúncio deste fim de semana de que três cidadãos iranianos foram acusados de envolvimento em conduta que provavelmente ajudaria um serviço de informações estrangeiro", acrescentou.
Os três homens deverão comparecer no tribunal criminal de Old Bailey, no centro de Londres, a 06 de junho, disse o tribunal, após uma breve audiência, durante a qual foi pedido aos iranianos que confirmassem nomes e moradas.
Sepahvand, Manesh e Noori foram detidos a 03 de maio e acusados de auxiliarem o serviço de informações do Irão entre 14 de agosto de 2024 e 16 de fevereiro de 2025.
Os homens estão também acusados de participar em atividades de vigilância e reconhecimento, com a intenção de cometer atos de violência.
Um quarto homem, de 31 anos, foi detido a 09 de maio no âmbito da investigação, mas foi libertado sem acusações.
De acordo com a Unidade de Antiterrorismo da Polícia Metropolitana de Londres, a investigação sobre as atividades destes três cidadãos iranianos foi particularmente complicada.
Leia Também: Irão sai de negociações se EUA insistirem travar enriquecimento de urânio