EUA oferecem recompensa sobre atividades do Hezbollah na América Latina

Os Estados Unidos ofereceram hoje uma recompensa de 10 milhões de dólares (8,8 milhões de euros) por informações sobre atividades dos membros do grupo xiita libanês Hezbollah na fronteira entre a Argentina, o Brasil e o Paraguai.

Notícia

© Reuters

Lusa
19/05/2025 16:56 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

Médio Oriente

Em comunicado, a Embaixada norte-americana em Brasília indicou que a administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai recompensar informações que possam ajudar a "interromper os mecanismos financeiros da organização terrorista Hezbollah" na região conhecida como tríplice fronteira.

 

O comunicado refere "financiadores e facilitadores que angariam fundos para a organização terrorista" através de diversas atividades ilegais naquela área.

Entre elas, elenca operações de branqueamento de capitais, tráfico de droga, comércio ilegal de diamantes e outras pedras preciosas, contrabando de produtos diversos e falsificação de dólares.

No comunicado refere-se ainda que o Hezbollah lava dinheiro através de "atividades comerciais em toda a América Latina", incluindo a construção civil, a importação e exportação de bens e a venda de imóveis.

O grupo armado Hezbollah é apoiado pelo Irão e um inimigo declarado de Israel, que atacou com lançamentos de 'rockets' desde o início da guerra na Faixa de Gaza, em outubro de 2023.

Estes ataques levaram a uma intensa campanha militar israelita no Líbano, que prossegue apesar de um cessar-fogo assinado no final do ano passado.

Segundo as autoridades brasileiras, o grupo xiita está presente na tríplice fronteira com o Paraguai e a Argentina há cerca de três décadas.

No ano passado, a ministra da Segurança argentina, Patricia Bullrich, afirmou que o Hezbollah tem apoio de algumas organizações ilegais da região, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC), que teve origem nas prisões de São Paulo e está agora presente em vários países da América Latina.

Leia Também: Médio Oriente. Dois milhões de pessoas estão a passar fome em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas