O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o vice-presidente norte-americano, JD Vance, tiveram, este domingo, o primeiro encontro público desde a polémica visita do chefe de Estado ucraniano à Casa Branca. No Vaticano, onde marcaram presença na missa inaugural de Leão XIV, os dois líderes cruzaram-se brevemente e cumprimentaram-se.
Zelensky e Vance cumprimentaram-se com um aperto de mão, antes do início da missa, e o presidente ucraniano também cumprimentou a esposa do vice-presidente norte-americano, Usha Vance.
Este foi um gesto de desanuviamento após o seu encontro acrimonioso na Sala Oval com o presidente Donald Trump em fevereiro.
Note-se que Vance, acompanhado pelo secretário de Estado Marco Rubio que é considerado um dos mais influentes católicos do governo de Donald Trump, saiu da basílica para a Praça de São Pedro momentos antes de Zelensky. As delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia foram as últimas a chegar para o momento oficial de início do pontificado de Leão XIV.
Veja o momento do reencontro na fotogaleria acima.
Após a missa, o Papa recebeu Zelensky numa audiência privada.
O Vaticano mostrou a sua capacidade de mediação quando, por ocasião do funeral do Papa Francisco, a 26 de abril, acolheu na Basílica de São Pedro uma cimeira improvisada entre Trump e Zelensky, que aproximou posições após o seu tenso encontro de fevereiro.
Entretanto, Trump anunciou que vai falar na segunda-feira por telefone com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, e também com Zelensky, para "parar o derramamento de sangue".
Leia Também: Papa Leão XIV recebe Zelensky em audiência privada este domingo