O primeiro-ministro, Luís Montenegro, apresentou "sentidas condolências à família e amigos" do general Vasco Rocha Vieira, que morreu esta quarta-feira aos 85 anos, considerando tratar-se de "um dos mais brilhantes militares a dar corpo ao sentido patriótico de ser português".
"O general Vasco Rocha Vieira foi um dos mais brilhantes militares a dar corpo ao sentido patriótico de ser português, com especiais serviços na consolidação da nossa democracia e na ligação histórica e marcante a Macau, onde foi o último governador", escreveu na rede social X.
"Guardo dele gestos de amabilidade e palavras de responsabilidade cívica e política. Apresento sentidas condolências à família e amigos", acrescentou.
O general Vasco Rocha Vieira foi um dos mais brilhantes militares a dar corpo ao sentido patriótico de ser Português, com especiais serviços na consolidação da nossa democracia e na ligação histórica e marcante a Macau, onde foi o último governador. Guardo dele gestos de…
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) January 22, 2025
Recorde-se que o tenente-general Vasco Rocha Vieira, último governador português de Macau e antigo Chefe do Estado-Maior do Exército, morreu esta quarta-feira de madrugada aos 85 anos, confirmou o Notícias ao Minuto junto de fonte do Exército Português.
Vasco Rocha Vieira nasceu a 16 de agosto de 1939 e exerceu o cargo de governador de Macau entre 1991 e 1999, quando se processou a transferência do território para a China.
Antes, entre 1976 e 1978, desempenhou funções como Chefe do Estado-Maior do Exército e foi também ministro da República dos Açores entre 1986 e 1991.
Leia Também: Rocha Vieira. Eanes lembra "um dos melhores" entre os maiores do país