Um dos novos secretários de Estado do Governo, que tomará posse esta quinta-feira, terá feito ajustes diretos com a empresa de que Luís Montenegro era sócio entre 2015 e 2021.
A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que estes ajustes foram feitos entre o agora primeiro-ministro (quando fazia parte de uma sociedade de advogados) e Silvério Regalado, nomeado pelo Executivo para a secretaria de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território.
Note-se que este lugar era ocupado até ao fim do mês passado por Hernâni Dias, que foi a primeira demissão deste Governo, depois de ser conhecido que estava envolvido em dois casos suspeitos, um dos quais relacionado com a nova Lei dos Solos.
Silvério Regalado, que agora entra para o Ministério da Coesão Territorial, era atualmente deputado do Partido Social Democrata, tendo também sido presidente da Câmara Municipal de Vagos durante 11 anos.
Segundo o canal, entre 2015 e 2021 foram feitos ajustes diretos no valor de mais de 200 mil euros, tendo sido também adjudicado cinco contratos.
Montenegro tinha metade do capital social da sociedade, que vendeu em julho de 2022, antes de ser eleito para a liderança do Partido Social Democrata.
À SIC Notícias, Montenegro garantiu, em 2023, que não tinha existido qualquer conflito de interesses nos contratos por ajuste direto assinados pela sua sociedade de advogados.
Note-se que a primeira remodelação do Executivo está programa esta quinta-feira, com seis novos governantes a tomar posse em várias secretarias.
Leia Também: Presidente da República dá hoje posse a seis novos secretários de Estado