Detido homem que atropelou agente da PSP em Lisboa. Que aconteceu?

O PSP ficou ferido com gravidade, com fraturas de diversas costelas e de uma vértebra, assim como lesões nos membros inferiores, ao nível dos joelhos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
15/02/2025 18:28 ‧ há 4 dias por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

Um homem, de 27 anos, foi detido por ser suspeito da prática do crime de homicídio na forma tentada, na sequência do atropelamento de um agente da PSP, esta manhã, na freguesia de Alcântara, em Lisboa. 

 

De acordo com um comunicado da Polícia de Segurança Pública (PSP) enviado às redações, os polícias, do efetivo da Divisão de Trânsito, "encontravam-se de serviço devidamente enquadrados numa operação de fiscalização rodoviária" na Avenida 24 de Julho.

"O condutor de um veículo Citroen C3 desobedeceu à ordem de paragem, legal e legítima, efetuada por agente de autoridade, tendo dirigido o veículo na direção dos polícias com a clara intenção de os abalroar e de se eximir à fiscalização, colocando-se em fuga, pondo deste modo em risco a integridade física de todos os presentes no local", lê-se. 

Dois polícias do efetivo da Esquadra de Motociclistas "iniciaram o seguimento do veículo em fuga, com a devida distância de segurança e sinalizando a deslocação", verificando que o suspeito "efetuou uma condução perigosa durante o trajeto, com comportamentos e manobras que colocaram em causa os demais utentes da via"

A PSP conta ainda que, a determinada altura, um dos agentes conseguiu ultrapassar o Citroen, tendo intercetado o motociclo na "Avenida na Índia com a Rua de Cascais, tendo o detido desrespeitado a sinalização semafórica vermelha e dirigido a viatura na direção do polícia, embatendo no seu motociclo e projetando-o ao solo".

Após o embate, o "detido continuou a fuga". No entanto, acabou por imobilizar a viatura "alguns metros mais à frente", quando foi intercetado pelo outro motociclista que o tinha estado também a seguir. 

Quando foi abordado, com a ajuda de um outro cidadão que não foi "possível identificar ou deter", o suspeito "agrediu o agente", tendo-se, novamente, colocado em fuga, mas, desta vez, a pé.

PSP de mota ferido numa operação 'stop' em Lisboa

PSP de mota ferido numa operação 'stop' em Lisboa

O acidente aconteceu na madrugada deste sábado.

Notícias ao Minuto | 11:51 - 15/02/2025

Numa altura em que já se encontravam "nas imediações diversos polícias", o suspeito "veio a ser intercetado, escondido debaixo de um carro, na Rua das Fontainhas, onde se veio a consumar a sua detenção". O agora detido voltou a resistir "violentamente" e desferiu "alguns murros nos agentes da PSP".

Foi "necessário recorrer ao uso da força estritamente necessária no sentido de fazer cessar a resistência do suspeito e proceder à sua algemagem, efetuando-se a sua detenção e transporte para a Divisão de Trânsito", pode ler-se.

Já na sede da Divisão de Trânsito, o suspeito foi submetido ao teste de alcoolemia que veio "a acusar a TAS de pelo menos 1,32 g/l, tendo ainda sido verificado que tinha recentemente sido interveniente numa situação similar, em que fugiu a uma operação de fiscalização na Amadora, tendo tido um acidente e sido igualmente detido".

"Do acidente resultaram ferimentos de gravidade considerável no polícia, nomeadamente a fratura de diversas costelas e de uma vértebra, assim como lesões nos membros inferiores, ao nível dos joelhos", escreve a PSP.

O detido, que afirmou "perentoriamente" que não iria comparecer em tribunal e que iria "fugir para o seu país de origem", já foi presente a 1.º interrogatório judicial de arguido detido e foi-lhe aplicada a medida de coação de "apresentações diárias na área de Leiria e proibição de entrar na Área Metropolitana de Lisboa".

Leia Também: PSP de mota ferido numa operação 'stop' em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas