A Guarda Nacional Republicana (GNR), através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), detetou, no dia 29 de março, através da Lancha de Patrulhamento Costeiro (LPC) Bojador, uma lancha rápida com 24 migrantes a bordo, durante um patrulhamento no Mar Mediterrâneo, próximo de Almeria, em Espanha.
Em comunicado, esta quarta-feira, a força de segurança explica que, no decurso de uma operação inserida no patrulhamento costeiro, com o propósito de detetar atividades ilícitas transfronteiriças e controlar os fluxos de imigração irregular, "foi identificada uma embarcação suspeita, a alta velocidade, no Mar Mediterrâneo, com migrantes a bordo".
Face à circunstância, os militares da GNR alertaram a Guardia Civil de Espanha e "procederam ao seguimento da lancha rápida, com o apoio dos meios aéreos da Frontex".
"Ao chegar a terra, os migrantes encetaram fuga e a Guardia Civil apreendeu a embarcação suspeita, iniciando uma operação de busca terrestre, tendo intercetado um total de 24 migrantes e um facilitador", lê-se na mesma nota.
De recordar que a GNR, através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, projetou a LPC Bojador na operação 'Joint Operation SPAIN - INDALO 2025', liderada pela Guardia Civil que decorre de 19 de fevereiro a 16 de abril de 2025, sob a égide da Frontex, Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira.
Decorre no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, cujo objetivo principal é atuar na vertente da vigilância fronteiriça, controlo de fluxos de imigração irregular, combate à criminalidade transfronteiriça, reforço da cooperação europeia ao nível de Guarda Costeira e apoiar operações de busca e salvamento.
Leia Também: GNR apreende mais de uma tonelada de amêijoa-japonesa no Barreiro