A Câmara Municipal do Porto vai restringir, a partir desta segunda-feira, a circulação de 'tuk-tuks' em nove ruas do centro histórico com o objetivo de "promover uma maior fluidez do trânsito, a segurança dos peões e a acessibilidade dos transportes públicos".
A medida vai cortar a circulação deste tipo de veículos no "Largo dos Loios, as ruas de Trindade Coelho, Mouzinho da Silveira, da Ribeira Negra, do Infante D. Henrique, de Fernandes Tomás e Formosa, assim como a Praça de Almeida Garrett e o Túnel da Ribeira", tudo no centro do Porto.
O critério para a implementação nestas vias considera "os arruamentos onde a velocidade de circulação é reduzida e os níveis de sinistralidade são mais elevados".
Para a Câmara do Porto, a medida "não comporta significativo impacto nas atividades económicas, uma vez que a restrição será localizada e não inviabiliza a realização de serviços turísticos ocasionais reclamados pelos operadores de animação turística".
A autarquia "reconhece que o crescimento da atividade turística e a diversificação dos modos de transporte têm colocado desafios à gestão do espaço público, exigindo soluções eficazes para garantir um equilíbrio sustentável" e admite até que "a circulação de veículos desajustados às características funcionais de determinados eixos viários tem comprometido os objetivos definidos no Plano Diretor Municipal, sobretudo no que respeita à fluidez do tráfego, segurança viária e qualidade ambiental".
Leia Também: Moreira diz que inibirá "utilização abusiva" do espaço público no Porto