Portugal tem registado, ao longo dos últimos dias, temperaturas acima da média, o que fez com que milhares se deslocassem às praias, incluindo jovens que se encontram em férias escolares. No entanto, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alerta que "o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno", o que apresenta um "risco elevado".
Em comunicado, divulgado na terça-feira, dia em que registou 45 ocorrências, a AMN alertou para os "efeitos da agitação marítima" e para a "ondulação forte que se verifica normalmente neste período do ano", criando "zonas de funções, declives acentuados, remoinhos e aguaceiros que não se encontram sinalizados nesta altura do ano".
Além disso, "a maioria das praias portuguesas não se encontram vigiadas nesta altura do ano" e, por isso, "a resposta a uma situação de socorro poderá ser demorada".
Face a estas características, a "população deverá ter um comportamento adequado e responsável" para não se "colocar em situações de risco".
Eis os comportamentos de segurança que deve adotar:
- Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada;
- Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;
- Não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;
- Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112.
Leia Também: "Movimento é imprevisível". Retomadas buscas por desaparecido na Caparica