Numa nota de pesar enviada à agência Lusa, Rana Taslim Ud-Din lembra o encontro que teve com Francisco em Portugal, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 2023, salientando que, "mesmo em momentos de grande solenidade, as suas palavras, embora poucas, revelaram a grandeza do homem que ele era".
"O Papa Francisco foi um exemplo de humildade, compaixão e sabedoria, e a sua liderança, sempre marcada pelo cuidado com os mais vulneráveis, foi um farol de esperança para milhões de pessoas ao redor do mundo", salienta.
Rana Taslim Ud-Din adianta que o pontificado do Papa Francisco "foi caracterizado por uma profunda dedicação à justiça social, à dignidade humana e à promoção da paz, temas que foram sempre caros ao seu coração".
"O Papa Francisco foi uma voz incansável na defesa dos pobres, dos marginalizados, dos silenciados e de todos aqueles que, por diversas razões, foram deixados à margem da sociedade. A sua atuação como defensor do meio ambiente e da solidariedade humana, assim como sua luta por uma economia mais justa, marcarão de forma indelével a história da Igreja e do mundo contemporâneo", afirma.
O líder da comunidade do Bangladesh adianta que o Papa Francisco "não apenas guiou a Igreja, mas também se tornou uma referência moral e espiritual para pessoas de todas as crenças, sempre com um olhar atento à construção de um mundo mais justo e fraterno".
A comunidade do Bangladesh apela a que o legado de fé, bondade e coragem do Papa Francisco "continue a inspirar a todos e a iluminar os caminhos da humanidade".
O Papa Francisco morreu hoje às 07:35 locais (06:35 em Lisboa) na residência Casa de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, devido a um AVC.
Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.
O Papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.
A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.
Leia Também: Presidente da Fundação JMJ 2023 agradece "exemplo de coragem e fé" de Francisco