D. Américo Aguiar, um dos quatro cardeais portugueses que vão participar no conclave que irá eleger o novo Papa, está a ser notícia na Irlanda, depois de ter brincado com um jornalista irlandês em pleno Vaticano.
Ao canal Virgin Media News Ireland, Richard Chambers relatou o recente e inesperado encontro que teve com o cardeal.
O jornalista estava sentado num passeio do Vaticano, a falar ao telemóvel, quando um homem que parecia um padre se sentou ao lado dele.
"É esta a sala de espera?", perguntou D. Américo Aguiar, em tom de brincadeira, a Richard Chambers.
Depois de terminar a chamada, o jornalista fez algumas perguntas ao suposto padre e descobriu que era português.
Já Américo Aguiar, ao saber que Richard era da Irlanda, fez uma pergunta que surpreendeu o interlocutor: "É da Irlanda 'God Save the King' [referência à Irlanda do Norte] ou da Irlanda 'Saint Patrick' [santo patrono do país]?", questionou.
"Sou de Saint Patrick Ireland", respondeu Richard. "Ah, a Irlanda boa", terá "brincado" o cardeal português, segundo o jornalista.
A certa altura, Richard perguntou ao Bispo de Setúbal há quanto tempo estava em Roma. Foi nessa altura que D. Américo Aguiar, que se tinha, entretanto, também sentado na calçada, mostrou-lhe o anel e admitiu que era "cardeal".
Perante a admiração do jornalista, o bispo pediu para ele se "calar" e saiu apressadamente. Antes de desaparecer, disse apenas que Richard era "bom rapaz".
Recorde-se que D. Américo Aguiar é um dos cardeais que participa no conclave que elegerá o próximo Sumo Pontífice. Assim, além de votar, também poderá ser eleito. Por isso não é de estranhar que o canal de televisão irlandês tenha intitulado o relato de: "Será que Richard conheceu o próximo Papa?"
D. Américo Aguiar suspende redes sociais
D. Américo Aguiar suspendeu, este domingo, as suas contas nas redes sociais, onde tem milhares de seguidores.
De acordo com a Rádio Renascença, a decisão terá sido tomada por "questões isolamento e recolhimento", numa altura em que decorrem reuniões preparatórias para a realização do processo de eleição do próximo Papa.
O Bispo de Setúbal é bastante ativo nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e no Instagram, com partilha de fotografias e vídeos. No sábado, o cardeal português partilhou uma fotografia da urna de Francisco no final da cerimónia das exéquias na Basílica de São Pedro.
Antes, tinha partilhado uma foto dele e mais dois cardeais "da Juventude do Papa Francisco", como o próprio descreveu.
Leia Também: Funeral do Papa durante Jubileu dos Jovens "é um sinal de Deus"