"Maior valor de sempre". Jogos da Santa Casa batem recorde de prémios

O ano de 2024 foi o segundo melhor de sempre em vendas brutas dos jogos sociais da Santa Casa de Lisboa, ultrapassando os 3,1 mil milhões de euros, e com o maior valor de sempre de prémios pagos.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
13/05/2025 10:09 ‧ há 9 horas por Lusa

Economia

Santa Casa

O ano de 2024 foi o segundo melhor de sempre em vendas brutas dos jogos sociais da Santa Casa de Lisboa, ultrapassando os 3,1 mil milhões de euros, e com o maior valor de sempre de prémios pagos.

 

De acordo com os resultados disponíveis no Relatório e Contas 2024 do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a instituição fechou 2024 com "o segundo melhor resultado da sua história em termos de vendas brutas, com um volume de 3.142,9 milhões de euros (apenas superado em 2019)".

Deste valor, o Estado recebeu um total de 895,5 milhões de euros, divididos entre 673 milhões de euros pela distribuição de resultados a beneficiários e 211,6 milhões de euros através do Imposto de Selo, "o maior de sempre gerado pela venda dos jogos sociais".

"O ano de 2024 registou o maior valor de sempre de prémios pagos pelos Jogos Santa Casa aos apostadores, totalizando 2.073,2 milhões de euros", lê-se no relatório.

Acrescenta que "a boa prestação dos jogos sociais do Estado em 2024 permitiu ainda o maior volume de sempre de remunerações pagas a mediadores, no valor de 247,9 milhões de euros, com impacto significativo nas economias locais e emprego, atendendo ao facto de a grande maioria dos mediadores dos Jogos Santa Casa serem pequenos negócios familiares".

Em entrevista à agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) afirmou que quando a atual Mesa tomou posse, verificou que havia uma "variação negativa muito significativa na atividade dos jogos sociais" face a 2023 e que uma das "principais preocupações" foi encontrar alternativas para que "num curto espaço de tempo" os resultados dos jogos sociais aumentassem.

Paulo Sousa referiu que havia jogos que não estavam acessíveis em alguns dos mediadores, um problema que foi preciso resolver, a par do alargamento da rede de mediadores, atualmente cerca de 5.000 em todo o país, e que "não era feito há mais de 10 anos".

Referiu que foi também mudada a plataforma tecnológica dos pontos de venda, um processo cujo investimento supera os 20 milhões de euros.

De acordo com o provedor da Santa Casa, 2024 "foi o ano em que as vendas através dos canais digitais tiveram o valor mais alto de sempre" e defendeu que é preciso perceber que "isso é uma tendência e que não pode deixar de o ser nos jogos sociais".

No entanto, frisou que os jogos sociais explorados pela instituição "têm como base fundamental um ponto físico de comercialização" e a rede de mediadores, garantindo que a Santa Casa continuará a "respeitar totalmente" a concessão de jogo que lhe foi atribuída.

Apesar de os jogos sociais serem a principal fonte de receita da instituição, o problema das dependência é uma preocupação, apesar de o provedor ter salientado que "os jogos sociais não representam mais do que 15% do total do jogo em Portugal" e "a raspadinha representar cerca de 7%".

Destacou, por outro lado, que a Santa Casa tem uma linha de apoio para os casos de dependência, através da qual é dado suporte aos apostadores, e que "mais de 65% das chamadas recebidas nada têm a ver com os jogos sociais".

Defendeu, por isso, que é preciso olhar para o fenómeno do jogo 'online' com preocupação e encontrar soluções, apontando que se trata de um "desafio de toda a sociedade".

Leia Também: Santa Casa fecha 2024 com lucro de 30 milhões após reestruturação

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas