Santiago do Cacém ganha Bandeira Azul para uma terceira praia do concelho

A região do litoral alentejano vai contar este ano com 29 praias, incluindo uma marina, com Bandeira Azul, o mesmo número de 2024, apesar de Santiago do Cacém hastear o galardão em mais uma zona balnear.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
13/05/2025 16:28 ‧ há 6 horas por Lusa

País

Santiago do Cacém

De acordo com a associação Bandeira Azul da Europa, além das praias da Fonte do Cortiço e Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, o galardão vai distinguir, pela primeira vez, a praia de Monte Velho -- Porto das Carretas.

 

Contudo, a associação não atribuiu, este ano, o galardão a uma embarcação de ecoturismo, mantendo 28 praias com Bandeira Azul, entre costeiras e fluviais, à qual se junta a Marina de Tróia.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, lembrou que tem defendido "ao longo de anos" a atribuição "do uso balnear" à praia de Monte Velho -- Porto das Carretas, devido à procura elevada de banhistas.

"Isto só foi possível no âmbito da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira que entrou em vigor há algum tempo atrás" e que permitiu ao município criar condições naquela praia para os seus frequentadores, explicou.

Para a atribuição da Bandeira Azul a esta nova zona de uso balnear, o autarca precisou que foi necessário instalar casas de banho, um apoio para os nadadores-salvadores e um novo passadiço de acesso à praia, num investimento que rondou os 110 mil euros.

"Estas condições permitiram avançar com uma candidatura à Bandeira Azul, algo que não foi permitido nos anos anteriores porque não havia casas de banho e a acessibilidade estava longe de ser a melhor", afirmou.

Para o autarca, esta é também uma forma de "não sobrecarregar" as praias da Fonte do Cortiço e Costa de Santo André durante a época balnear, que vai decorrer no concelho de Santiago do Cacém entre 14 de junho e 14 de setembro.

No concelho de Sines, onde a época balnear vai decorrer entre 14 de junho e 14 de setembro, as bandeiras azuis vão ser hasteadas nas praias de São Torpes, Vieirinha -- Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro.

No concelho de Grândola foram atribuídos 11 desses galardões, que vão ser hasteados nas praias da Aberta Nova, Atlântica, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontainhas, Melides, Pego, Tróia- Bico das Lulas, Tróia-Mar, Tróia-Galé e na Marina de Tróia.

A época balnear no concelho de Grândola arranca no dia 31 deste mês e termina a 28 de setembro.

Também no concelho de Odemira, cuja época balnear vai decorrer entre 01 de junho e 30 de setembro, voltam a ser 11 as praias costeiras e fluviais a hastear a bandeira azul: Malhão Norte, Malhão Sul, Farol, Franquia, Furnas Mar, Furnas Rio, Almograve Norte, Almograve Sul, Alteirinhos, Carvalhal e a praia fluvial de Santa Clara.

A distinção de boa qualidade foi atribuída a 404 praias - das quais 354 são costeiras e 50 são praias interiores -, 18 marinas e 22 embarcações ecoturísticas, num total de 444 galardões atribuídos a Portugal pelo júri internacional em 2025.

A cerimónia oficial do hastear da primeira Bandeira Azul numa praia costeira decorre este ano em Santa Cruz da Graciosa, nos Açores, em 03 de junho.

Já o primeiro destes galardões em praia fluvial vai ser hasteado na de Quinta do Barco, em Sever do Vouga, a 15 de junho.

Leia Também: Recrutamento antecipado e nadadores-salvadores de fora 'salvam' Algarve

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas