Vénus, um exemplar da espécie 'caretta caretta' - tartaruga comum - foi devolvida, esta quarta-feira, ao mar, após vários meses de reabilitação no Porto d'Abrigo do Zoomarine, no Algarve.
De acordo com um comunicado, a tartaruga Vénus, nome dado em homenagem à deusa do amor e da beleza, "foi encontrada a flutuar, debilitada, ao largo do cabo de Sines, no dia 27 de dezembro, por um pescador que, prontamente, alertou a equipa da Rede de Arrojamentos do Alentejo (ARROJAL)".
O animal foi depois transportado para o Porto d'Abrigo do Zoomarine, "onde foi acolhida e assistida por uma equipa de veterinários".
A mesma nota explica que Vénus "apresentava alterações a nível sanguíneo e pulmonar" e que, depois, de receber tratamento e ter recuperado, a tartaruga "já estava em condições de regressar ao seu habitat natural".
"Foi submetida a exames clínicos detalhados, e definido um plano de tratamento. A resposta foi positiva e gradual, o que nos permitiu prepará-la com segurança para este regresso ao mar. Cada devolução é um momento de grande significado para toda a equipa", afirmou a enfermeira veterinária responsável do Porto d'Abrigo do Zoomarine, Antonieta Nunes.
A operação de devolver a tartaruga ao mar ocorreu em "alto mar, a 12 milhas náuticas da costa", tendo sido transportada pelo NRP Cassiopeia da Marinha Portuguesa.
Veja a galeria acima.
Leia Também: Tartaruga centenária é mãe pela primeira vez. Eis as imagens das 4 crias