Realizou-se, esta segunda-feira, o oitavo dia de debates para as eleições legislativas de 18 de maio. Esta noite, o presidente da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, esteve frente a frente com o líder da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro. Seguiu-se depois o debate entre líder do Livre, Rui Tavares, e a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua.
No primeiro debate, entre a IL e a AD, Rui Rocha acusou o (ainda) primeiro-ministro de "irresponsabilidade" por ter levado o país a novas eleições e lamentou que o Governo tenha feito apenas uma "ligeira" descida dos impostos. Por seu turno, Montenegro defendeu que um voto na AD "é a forma de evitar um governo socialista em Portugal".
Já o debate entre Rui Tavares e Mariana Mortágua focou-se na política externa e no investimento da União Europeia na área da Defesa. Enquanto o Livre defendeu que não se pode desvalorizar as intenções do presidente russo, Vladimir Putin, o Bloco de Esquerda considerou que a Rússia "não tem capacidade militar" e reiterou que a UE "não precisa de se "endividar até aos dentes" para se defender.
As Legislativas, recorde-se, realizam-se a 18 de maio, depois de o chumbo de uma moção de confiança ao Governo ter resultado na sua queda.
O calendário completo dos debates pode ser consultado aqui.