"Querido Luís Montenegro, parabéns pela vitória eleitoral! É uma excelente notícia para Portugal e para a Europa, que só pode beneficiar de continuidade e estabilidade", escreveu Ursula von der Leyen, nas redes sociais.
A presidente do executivo comunitário, que faz parte da mesma família europeia que Luís Montenegro, o Partido Popular Europeu, acrescentou que conseguiu "alcançar muito trabalho benéfico" com o presidente do PSD: "Há muito mais pela frente." A presidente do Parlamento Europeu também congratulou hoje Luís Montenegro, defendendo que é "ótimo para Portugal".
"Parabéns Luís Montenegro! É ótimo que Portugal e a Europa continuem a beneficiar da tua liderança e compromisso, garantindo soluções, determinação e estabilidade", escreveu Roberta Metsola, nas redes sociais.
Parabéns @LMontenegro_PT!
— Roberta Metsola (@EP_President) May 19, 2025
É óptimo que Portugal e a Europa continuem a beneficiar da tua liderança e compromisso, garantindo soluções, determinação e estabilidade.
🇪🇺🇵🇹
Congratulations @LMontenegro_PT!
Great that Portugal and Europe will continue to benefit from your… pic.twitter.com/6bDVBpUcxQ
Dear @LMontenegro_PT, congratulations on your electoral victory!
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) May 19, 2025
This is excellent news for Portugal and across Europe, who can only benefit from continuity and stability.
We’ve achieved great work together, and there’s much more ahead.
Um abraço amigo de Parabéns! pic.twitter.com/CFJdZirsEp
Roberta Metsola também pertence ao Partido Popular Europeu.
A coligação PSD/CDS-PP venceu as eleições legislativas de domingo com 89 deputados, enquanto PS e Chega empataram no número de eleitos para o parlamento, com 58 cada.
A Iniciativa Liberal continua a ser a quarta força política, com mais um deputado (9) do que em 2024, e o quinto lugar é do Livre, que passou de quatro a seis eleitos.
A CDU perdeu um eleito e ficou com três parlamentares, enquanto o Bloco de Esquerda está reduzido a uma representante, tal como o PAN, que manteve um deputado.
O JPP, da Madeira, conseguiu eleger um deputado pela primeira vez.
Estes resultados não incluem ainda os eleitores residentes no estrangeiro, cuja participação e escolhas serão conhecidas a 28 de maio.
Leia Também: Montenegro afirma que tem voto de confiança e pede responsabilidade "às oposições"