A instituição de ensino superior, no distrito de Castelo Branco, informou hoje que a tecnologia para aplicação industrial foi testada a segurar e servir café em copos de cartão, tarefa que exige "elevada precisão e delicadeza", numa parceria com a marca Delta.
"O recurso a garras robóticas macias permite otimizar os processos industriais, reduzindo desperdícios e melhorando a produtividade, aumentando a segurança no ambiente de trabalho e permitindo uma colaboração mais eficiente entre humanos e robôs", pormenorizou a UBI, em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a instituição, a adaptabilidade desta tecnologia para diferentes contextos ficou comprovada no decurso da sua utilização durante os ensaios com o Grupo Nabeiro, "que colaborou ativamente nesta demonstração, fornecendo as máquinas e o café, reforçando a importância da parceria entre a academia e a indústria na inovação tecnológica".
A UBI acrescentou que o projeto se destacou por trazer benefícios tanto para a investigação científica como para o setor industrial.
As garras robóticas macias estão em estudo no Laboratório de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade, que integra a Unidade de I&D C-MAST, no âmbito do projeto Robota-SUDOE, e a participação da UBI incide no manuseamento delicado de frutas e outros produtos sensíveis.
Leia Também: Agência Lusa está no Bluesky