A Apple anunciou que deixará de oferecer encriptação de dados - conhecida como Proteção de Dados Avançada - para os novos utilizadores do iCloud no Reino Unido. Mais ainda, a empresa adiantou que exigirá que os atuais utilizadores desativem a funcionalidade no futuro.
Diz o site The Verge que a decisão está relacionada com um pedido do governo britânico para que a Apple providenciasse aos serviços de segurança uma ‘porta de traseiras’ aos ‘backups’ dos utilizadores.
“Estamos muito desiludidos que as proteções oferecidas pela Proteção de Dados Avançada não estará disponível para os nossos clientes no Reino Unido tendo em conta o número cada vez maior de invasões à privacidade dos utilizadores”, pode ler-se no comunicado partilhado pelo porta-voz da Apple.
O mesmo comunicado refere que a Apple continua “comprometida em oferecer aos utilizador o nível mais elevado de segurança”, reforçando que nunca construiu “uma ‘porta de traseiras’ ou ‘chave-mestra’” para nenhum dos seus produtos e serviços.