Irlanda desencoraja uso de modelos de IA generativa no setor público

O Governo irlandês desaconselha a utilização de plataformas gratuitas de inteligência artificial generativa (GenAI), como chatGPT ou DeepSeek, na administração pública, de forma a assegurar salvaguardas e supervisão humana, segundo a agência EFE.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
08/05/2025 15:00 ‧ há 4 horas por Lusa

Tech

Inteligência Artificial

"As ferramentas GenAI gratuitas estão amplamente disponíveis, mas, por não terem uma gestão e supervisão adequadas, representam riscos significativos para a sua utilização no setor público irlandês", afirmou o executivo de Dublin, citado pela agência de notícias espanhola.

 

O conjunto de recomendações adverte que "qualquer informação fornecida" a estes modelos de IA "pode ser utilizada para os treinar", pelo que a sua utilização é desencorajada.

As novas diretrizes indicam que os sistemas devem basear-se em "políticas sólidas" para proteger os dados pessoais, ao mesmo tempo que sublinham a necessidade de a administração agir de forma transparente quando utiliza modelos de IA.

"Isto inclui notificar os utilizadores dos serviços quando estes interagem com um sistema de IA (por exemplo, um chatbot) ou quando um sistema de IA gerou um resultado".

O ministro das Despesas Públicas, Infraestruturas, Reforma Pública e Digitalização, Jack Chambres, disse que "a IA oferece um imenso potencial para melhorar a prestação de serviços públicos", acrescentando que as diretrizes ajudarão os organismos públicos a fornecer "inovação responsável de uma forma prática, útil e fácil de seguir".

Leia Também: Beta-i acredita que IA pode levar à perda da noção de verdade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas