A Stellantis - grupo que agrega fabricantes como a Peugeot, Citroën, Opel ou Alfa Romeo - anunciou que uma nova tecnologia de condução autónoma, desenvolvida pela própria empresa, está pronta para ser utilizada. Dá pelo nome de STLA AutoDrive e oferece um nível de condução automatizada de nível 3 até aos 60 km/h (no futuro pode chegar aos 95 km/h).
"Ideal para quem se desloca para o trabalho em zonas urbanas de grande densidade, o STLA AutoDrive permite aos condutores dedicarem-se, temporariamente, a tarefas não relacionadas com a condução, como assistir a um filme, pôr os emails em dia, ler um livro ou, muito simplesmente, olhar para a paisagem", descreve a Stellantis em comunicado.
De acordo com a Stellantis, este sistema fica disponível quando ficam "alinhadas as condições ambientais e de trânsito". É através de um botão físico que o sistema STLA AutoDrive pode ser ativado, ficando assim ele próprio a controlar as distâncias de segurança, a velocidade e a gerir a direção e a travagem.
STLA AutoDrive em ação © Stellantis
Este sistema foi desenvolvido pelos engenheiros da Stellantis para ter um comportamento semelhante aos condutores humanos. Tudo é monitorizado através de um conjunto avançado de sensores
A velocidades mais elevadas, o STLA AutoDrive oferece a comodidade do Cruise Control Adaptativo e das funções de centragem na faixa de rodagem nos modos de Nível 2 ('Hands-on') e Nível 2+ ('Hands-off', 'Eyes-on').
Pronto a ser implementado, a Stellantis refere que o sistema de condução autónoma "permite melhorias contínuas através de atualizações over-the-air e integração de dados em tempo real, para um desempenho otimizado".
Leia Também: É em Mangualde que é produzido o Peugeot mais vendido em Portugal