O regresso do músico a Portugal é o destaque da programação da sala de espetáculos para março, levando a palco um artista que se tem projetado nas últimas décadas pela abordagem inovadora ao acordeão, com o qual compõe e interpreta música de vanguarda e experimental.
As performances de Kimmo Pohjonen alargam os limites do tradicional instrumento, através da eletrificação e utilização da 'loops' e outros efeitos. O resultado são espetáculos que se destacam pela iluminação coreografada e design de som imersivo, destacou a organização do concerto em Ourém.
Segundo a página 'online' do músico finlandês, o espetáculo a solo "Zone 6" explora "o novo e o desconhecido", revelando o acordeão como "máquina eletrónica que cria imagem e luz, bem como uma paisagem sonora em camadas em tempo real".
O concerto em Ourém é, hoje, o único de Kimmo Pohjonen anunciado em Portugal para este ano.
A restante programação divulgada para março integra espetáculos no âmbito da Festa do Livro de Ourém 2025 e "celebra a água e as árvores, a poesia e o teatro", avançou a organização em comunicado.
A abrir o mês de março, o TMO acolhe no dia 07 uma proposta que combina dança e circo, "Muda", que tem assinatura de Clara Andermatt.
O espetáculo "Snob", um 'stand-up comedy' que Carlos Coutinho Vilhena leva à cena no dia 14 de março, é outro dos destaques da programação.
Mais propostas passam pelo projeto multidisciplinar Ciclo Albardeira, que promove o encontro criativo entre Diogo Gonçalves e Inês Condeço no dia 13 de março. Ao longo do mês é exibido o ciclo de cinema "Prato forte", com curadoria da associação Albardeira.
Na reta final de março, o TMO torna-se casa de parte da programação da Festa do Livro.
Nos dias 28 e 29 de março, o Grupo de Teatro Juvenil do TMO representa "O grande fogo" e, no dia 29, é também exibido o documentário "Pessoas, espaços, cultura e tradições de Ourém", produzido por Gonçalo M. Tavares.
O programa "Boca aberta", do Teatro Nacional D. Maria II, sobe ao palco a 30 de março, dia em que o Teatro Meridional apresenta a performance "Verbo feminino".
A 31 de março, a companhia Andante leva ao público mais jovem de Ourém "A cor do limão".
Entretanto, o teatro de Ourém divulgou que receberá este ano outro artista internacional: a norte-americana Joan As Police Woman vai mostrar o novo álbum "Lemons, Limes and Orchides", num concerto no TMO no dia 01 de maio.
Leia Também: De bruxa a... Jesus Cristo. Eis o novo papel de Cynthia Erivo