Notas do Sporting-Dortmund: Paradoxo europeu de Rui Borges assombra leão

Só uma remontada épica poderá assegurar a passagem da equipa portuguesa aos 'oitavos' da Liga dos Campeões.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
12/02/2025 06:58 ‧ há 2 horas por Miguel Simões

Desporto

Análise

O Sporting complicou (e muito!) a vida no playoff da Liga dos Campeões, esta terça-feira, com uma derrota frente ao Borussia Dortmund (0-3), no Estádio de Alvalade, estando agora forçado a fazer uma épica remontada na Alemanha para sonhar com os 'oitavos' da prova milionária.

 

A verdade é que Rui Borges encontra-se a viver um autêntico paradoxo no que aos resultados europeus dizem respeito. Após 12 jogos sem derrotas (10 triunfos e dois empates) ao leme do Vitória SC, na Liga Conferência, o técnico dos leões vacilou nas três partidas que realizou na Liga dos Campeões, com um empate e dois desaires, desde que chegou a Alvalade. Esse cenário poderá mesmo ser comprometedor para as aspirações leoninas na prova milionária.

Após uma primeira parte sem golos, o ascendente dos leões 'caiu a pique' na segunda metade e, pese embora os adeptos tenham demonstrado uma total euforia com a entrada de Viktor Gyokeres, aos 59 minutos, mal sabiam que seria a partir dali que ia começar mais um 'tombo' europeu.

Serhou Guirassy (60') foi o primeiro a deixar os cerca de três mil adeptos germânicos em festa, seguindo-se o remate certeiro de Pascal Gross (68') e, perante uma passividade defensiva leonina que só foi vista na segunda parte, Karim Adeyemi (82') chegou ao 0-3 final. É caso para dizer que o Sporting 'esbarrou' no famoso muro amarelo do conjunto do Signal Iduna Park, seguindo-se a decisão na luta pelos playoffs no próximo dia 19 de fevereiro, quarta-feira, na Alemanha.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Serhou Guirassy tem sido a principal referência do Borussia Dortmund e, em Alvalade, demonstrou isso mesmo, com uma segunda parte de luxo a castigar o Sporting. Já depois de ter inaugurado o marcador em cima da hora de jogo, o avançado de 28 anos ainda se destacou com uma assistência para o golo de Gross (68'), para além de outras investidas que 'atormentaram' a defensiva adversária.

Surpresa

João Simões posicionou-se como uma das unidades mais 'endiabradas' do Sporting, fruto de uma primeira parte em que soube esconder a pouca experiência nas andanças da Liga dos Campeões, desde a quantidade de duelos ganhos à eficiência de passe e às tentativas de finalização. Apesar de tudo, o 'miúdo' de 18 anos acabou por ser substituído por Hidemasa Morita, logo após o golo inaugural do adversário.

Desilusão

Iván Fresneda é o retrato do quão o futebol pode ser injusto, uma vez que passou de dois jogos consecutivos a 'faturar' para uma exibição mais pobre, com debilidades no corredor direito. Os golos que construíram a vitória do Borussia Dortmund em Alvalade foram ilustrativas disso mesmo, numa partida em que o espanhol apenas foi rendido por Eduardo Quaresma aos 73 minutos.

Treinadores

Rui Borges operou três mexidas por comparação ao onze apresentado frente ao FC Porto (1-1), tendo sido forçado a render o capitão Morten Hjulmand, ausente por castigo. A primeira parte não foi uma 'dor de cabeça', mas a segunda foi, naquela que foi uma meia hora de terror em Alvalade, com três golos sem resposta, em que as opções a partir do banco não inverteram o rumo dos acontecimentos.

Niko Kovac terá mudado o chip dos seus jogadores ao intervalo. Após um primeiro tempo fraco, seguiram-se 45 minutos de sucesso em Alvalade, com uma inversão completa daquilo que se estava a passar em campo. As mudanças a partir do banco foram surgindo nas alturas mais adequadas, sem quebrar o crescimento da equipa, traduzindo-se numa vantagem confortável para a segunda mão.

Árbitro

Espen Eskas passou praticamente ao lado do jogo. Coerente na hora de apitar as faltas e de ir ao bolso para mostrar cartões, o árbitro norueguês de 36 anos não se deparou com casos polémicos e mostrou o motivo pelo qual é considerado um dos juízes jovens mais promissores.

Leia Também: Sporting 'esbarra' no muro amarelo e compromete vida na Liga dos Campeões

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Ciúmes crónicos". Patrícia Palhares já não segue Palhinha no Instagram

Patrícia Palhares

"Ciúmes crónicos". Patrícia Palhares já não segue Palhinha no Instagram

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2151
2Benfica2147
3FC Porto2143
4Sp. Braga2143
5Santa Clara2138
6Casa Pia2133
7Vitória SC2130
8Estoril2130
9Famalicão2125
10Rio Ave2125
11Moreirense2123
12Arouca2123
13Gil Vicente2122
14C.D. Nacional2122
15AVS2118
16Estrela2117
17Farense2115
18Boavista2112
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault 5 Turbo 3E. Já sabemos quantas unidades vêm para Portugal

Renault

Renault 5 Turbo 3E. Já sabemos quantas unidades vêm para Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas