O Sporting vacilou no arranque do playoff da Liga dos Campeões, esta terça-feira, ao ser derrotado pelo Borussia Dortmund (0-3), no Estádio de Alvalade, estando agora forçado a fazer uma épica remontada na Alemanha para sonhar com os 'oitavos' da prova milionária.
Após uma primeira parte sem golos, o ascendente dos leões 'caiu a pique' na segunda metade e, logo após a entrada de Viktor Gyokeres, iniciou-se o sofrimento, contra as expectativas, por via dos golos de Serhou Guirassy (60'), Pascal Gross (68') e Karim Adeyemi (82').
É caso para dizer que o Sporting 'esbarrou' no famoso muro amarelo do conjunto do Signal Iduna Park, complicando (e muito) a continuidade na Champions.
Após uma boa entrada...
Com mais de 40 mil adeptos em Alvalade, Rui Borges promoveu três alterações por comparação ao onze inicial no Clássico, diante do FC Porto (1-1), face às entradas de Jeremiah St. Juste, Matheus Reis e Zeno Debast para os lugares de Gonçalo Inácio, Daniel Bragança e Morten Hjulmand.
A turma de Alvalade até entrou bem, com as investidas de Conrad Harder e de Francisco Trincão, às quais se se seguiu o lance mais flagrante da primeira metade, com a bola de Maxi Araújo ao poste, no fecho do primeiro quarto de hora.
Com o ascendente do seu lado, o Sporting foi tentando, mas sentia-se que faltava algo na hora de finalizar, enquanto Rui Silva apenas foi testado num lance de Guirassy à beira do intervalo.
… uma má reentrada
Sem mexidas ao intervalo, Rui Borges optou por lançar Viktor Gyokeres para a última meia de hora, porém, o momento de euforia em Alvalade rapidamente contrastou com o balde de água gelada, despejado pelos germânicos, com o tento inaugural de Guirassy (60') a fazer a diferença, após passe de Brandt.
Hidemasa Morita e Daniel Bragança foram lançados praticamente no imediato, mas a verdade é que, oito minutos após o golo que desbloqueou o nulo, surgiu mais um na baliza de Rui Silva, quando Gross apareceu solto, aos 68 minutos, a beneficiar da assistência de Guirassy.
Se as coisas estavam más para os leões, pior ficaram. Aos 82 minutos, Adeyemi finalizou uma jogada bem desenhada pelo Borussia Dortmund, perante a passividade defensiva do Sporting, festejando o terceiro e sentenciador golo do encontro em Alvalade.
De referir que o jogo da segunda mão está agendado para a próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, no Signal Iduna Park, a partir das 17h45 (horário de Portugal Continental).
[Notícia atualizada às 21h56]
Leia Também: Dortmund 'brinca' com Cristiano Ronaldo antes de defrontar Sporting
Onzes
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Zeno Debast, João Simões, Maxi Araújo Francisco Trincão, Geovany Quenda e Conrad Harder.
Borussia Dortmund: Gregor Kobel, Julian Ryerson, Schlotterbeck, Emre Can, Svensson, Pascal Gross, Marcel Sabitzer, Julian Brandt, Jamie Gittens, Adeyemi e Serhou Guirassy.
Antevisão
Sporting e Borussia Dortmund vão disputar, esta terça-feira, a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, com ambas as equipas a estarem com titulares de fora ou em dúvida para alinharem de início.
Os dois clubes já se defrontaram por quatro vezes, todas na prova milionária, com o histórico a não ser favorável aos leões que, apesar de terem vencido o último confronto com os alemães (3-1), perdeu os outros três, sempre pela margem mínima.
O momento dos leões é favorável a um resultado promissor, uma vez que não perdem há quatro jogos, sofrendo apenas uma derrota nos últimos 13 duelos.
Já o Borussia Dortmund está numa fase em que procura encontrar estabilidade com o novo treinador. Após o despedimento de Nuri Sahin, os germânicos sofreram uma derrota em casa, frente ao Stuttgart (1-2), na estreia de Niko Kovac.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 (horário de Portugal Continental) esta terça-feira, no Estádio José Alvalade, com arbitragem do norueguês Espen Eskås, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Único triunfo do Sporting frente ao Dortmund? Este foi o onze de Amorim
Leia Também: Sem Gyokeres e Morita? O onze provável do Sporting frente ao Dortmund