O Estádio Louis II, no Mónaco, volta a receber uma equipa portuguesa para a edição deste ano da Liga dos Campeões. O conjunto francês defronta esta quarta-feira o Benfica, num jogo a contar para a primeira mão do playoff de acesso aos oitavos de final.
Os monegascos voltam a estar no caminho do clube da Luz cerca de três meses depois, num reencontro que as águias esperam voltar a sorrir às cores lusas. Na última partida no Principado, o AS Monaco esteve duas vezes à frente do marcador e acabou por perder por 3-2, com dois golos lisboetas no espaço de quatro minutos e à beira do minuto 90.
O segundo colocado da I Liga terá pela frente o quarto posicionado do campeonato francês, que perdeu na sexta-feira com o Paris Saint-Germain (4-1). Já o Benfica chega a esta partida depois de uma vitória sofrida diante do Moreirense, por 3-2, e que culminou com as lesões graves de Manu Silva e Alexander Bah.
Caso tenham sucesso neste playoff, cuja segunda mão acontece na próxima semana no Estádio da Luz, os encarnados poderão ter novo reencontro nos 'oitavos', com o Barcelona ou enfrentar o Liverpool, os dois primeiros posicionados na fase de liga.
A partida entre AS Monaco e Benfica tem início agendado para as 20h00 desta quarta-feira e será ajuizada pelo italiano Maurizio Mariani.
Treinadores em discurso direto
Adi Hutter
Reencontro: "É um grande jogo, um momento especial, certamente. Precisamos de alcançar um bom resultado antes de irmos a Lisboa, onde, no Estádio da Luz, o público é fantástico."
Discussão em duas mãos: "Também temos argumentos para passar esta eliminatória. É um novo jogo e uma nova oportunidade para nós. Somos capazes de nos qualificar."
Derrota em novembro: "Mentalmente, temos de os preparar para vencer o Benfica. No jogo anterior, mesmo com um jogador a menos, marcámos o 2-1 e fomos a melhor equipa em campo, mas, depois, em 10 minutos, Di María foi decisivo. São assim as grandes equipas."
Bruno Lage
O que mudou em Pavlidis para marcar com regularidade? "Não mudou nada. Como ele disse, em primeiro, está sempre disponível para ajudar a equipa. É função dele marcar golos, foi com isso que ele veio para cá e que se sente desde o primeiro dia, nada mudou. Ele e os restantes avançados trabalham muito para ajudar a equipa e o que pretendemos deles é muito mais do que marcar. Claro que é importante, mas ele tem feito essa tarefa. Era uma questão de marcar golos, porque o trabalho que tinha vindo a fazer em prol da equipa, defensivamente e na pressão, era muito importante. Agora está a viver um momento muito bom, esperemos que dê seguimento."
Que AS Monaco espera amanhã? "Espero a mesma equipa, muito competente. Uma equipa com enorme qualidade, forte fisicamente, com enorme qualidade técnica, com jovens com uma dinâmica muito na frente. Espero um jogo difícil, tal como na primeira fase, mas com a diferença de que agora é a eliminar e em dois jogos. Quero fazer um grande jogo, fazer um grande resultado e que esta eliminatória seja decidida no Estádio da Luz."
Sente a equipa mais motivada na Champions e menos no campeonato? "Eu vejo sempre a equipa motivada e a tentar crescer naquilo que é a minha ideia de jogo. O treinador adversário elogiou-nos muito na transição ofensiva, mas também quero que a equipa cresça noutros momentos, na organização defensiva, no controlo do jogo. Mas isto leva tempo, até porque estamos em competição de três em três dias. Temos de ter algum tempo de trabalho para assimilar alguns processos e entender os momentos do jogo para depois tomarmos as melhores decisões."
Últimos resultados
AS Monaco: V-V-D-V-D
Benfica: D-D-V-V-V
Últimos onzes
AS Monaco: Radoslaw Majecki, Vanderson, Thilo Kehrer, Christian Mawissa, Caio Henrique, Maghnes Akliouche, Denis Zakaria, Soungoutou Magassa, Takumi Minamino, Mika Biereth, Breel Embolo.
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Fredrik Aursnes, Manu Silva, Kerem Aktürkoğlu, Orkun Kökçü, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis.
Ausências
AS Monaco: George Ilenikhena, Folarin Balogun, Singo, Jordan Teze, Diop, (lesionados), Elebi (castigo).
Benfica: Manu Silva, Alexander Bah, Tiago Gouveia e Renato Sanches (lesionados).
Leia Também: AS Monaco quer vencer e ficar a salvo do "público fantástico" na Luz