Mário Gomes promete Portugal a "deixar tudo em campo" para vencer Ucrânia

Sselecionador nacional de basquetebol masculino antecipou o jogo desta segunda-feira.

Notícia

© iStock 

Lusa
23/02/2025 22:12 ‧ há 2 horas por Lusa

Desporto

Basquetebol

O selecionador nacional de basquetebol masculino prometeu, este domingo, que Portugal, já apurado para o Europeu, vai "deixar tudo em campo para ganhar o jogo" com a Ucrânia, esta segunda-feira, em Matosinhos.

 

Portugal já está apurado para a fase final do Campeonato da Europa deste ano, um feito conseguido na sexta-feira porque a Ucrânia perdeu com a Eslovénia e que não foi prejudicado pelo desaire da equipa portuguesa diante de Israel no mesmo dia (86-78), em Riga, na Letónia.

Há 14 anos que Portugal não se apurava para o Europeu da modalidade, que este ano terá lugar de 27 de agosto a 14 de setembro na Letónia, Finlândia, Chipre e Polónia.

"Espero que a equipa jogue com a atitude com que costuma jogar, porque, apesar do jogo não ter consequências em termos de classificação, os jogadores são profissionais e estão motivados para fazer o melhor possível porque isso é importante para todos", acrescentou Mário Gomes.

O Portugal-Ucrânia, a contar para o Grupo A de apuramento, está marcado para as 19h00 no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

"A Ucrânia, apesar de não ter vencido nenhum jogo do apuramento, tem capacidade para ganhar a qualquer das outras equipas. Aliás, em jogos oficiais, Portugal nunca tinha ganhado à Ucrânia", destacou, lembrando que a seleção portuguesa venceu fora a Ucrânia, por 79-77.

Mário Gomes quer uma equipa a jogar como se não tivesse ainda o apuramento garantido, observando que "essa é a mensagem" que costuma passar aos seus jogadores nestas alturas.

"Deixem tudo na bancada porque nós vamos deixar tudo em campo para ganhar o jogo", apelou, no final de mais um treino da seleção nacional.

O selecionador defende que "é cedo para tirar conclusões" sobre o que este apuramento diz do basquetebol, português, "porque isto não é um ponto de chegada, isto tem de ser um ponto de partida ou um ponto intermédio".

"Tudo dependerá daquilo que se passe daqui para a frente, do trabalho que se faça em cima disto. Pode ser a locomotiva, mas se não houver carruagens a vir atrás o comboio leva pouca gente", adverte.

Mário Gomes avisa que Portugal terá de jogar ao seu mais alto nível na fase final do Europeu para ter hipóteses de competir contra qualquer uma das equipas que vai apanhar.

"Sabemos também que o nosso nível máximo nessa altura tem de ser mais elevado do que é agora. Vamos ter algum tempo para trabalhar no verão e a equipa vai apresentar-se melhor", antecipa.

O objetivo que vai ser apresentado aos jogadores, anuncia, é "ganhar jogos e passar à segunda fase do Campeonato da Europa, mesmo sem saber quem são os adversários, o que só acontecerá no fim de março".

Questionado sobre se conta com o gigante Neemias Queta (2,13 m), que joga pelos Boston Celtics, da NBA, Mário Gomes respondeu com um "claro que sim" e contou que o jogador disse isso mesmo ao diretor técnico nacional Nuno Manaia, numa recente visita deste aos Estados Unidos.

"Nem sequer foi o Nuno Manaia que puxou a conversa, foi o próprio Neemias que puxou a conversa, dizendo que, se a seleção se qualificasse, no próximo verão queria estar na seleção", notou Mário Gomes.

O selecionador reforçou dizendo que Neemias Queta "só não vem à seleção quando não pode, pois ele quer muito vir à seleção e gosta de cá estar".

"E ele também sabe que sempre que puder vir é recebido de braços abertos porque faz parte da equipa, tal como fazem mais meia dúzia de jogadores que não têm vindo e já vieram", completou Mário Gomes.

 

AYM // AJO

Lusa/fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Redes Sociais

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas