João Pereira promete um Casa Pia ao "ataque pelo 5.º lugar" em Guimarães

Técnico antecipou, esta sexta-feira, duelo da 24.ª jornada da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Lusa
28/02/2025 14:58 ‧ há 4 horas por Lusa

Desporto

I Liga

O Casa Pia está a seis pontos de bater o recorde pontual na I Liga de futebol e quer aproximar-se do quinto lugar na visita ao Vitória de Guimarães, no sábado, para a 24.ª jornada, assumiu, esta sexta-feira, o treinador João Pereira.

 

"O Luís Freire trabalha num clube com muita exigência e temos consciência disso. O Vitória de Guimarães não está nos lugares europeus e esses são os objetivos do clube. Tem de se alimentar de vitórias. A pressão está claramente do lado deles. Nós temos o nosso primeiro objetivo [da manutenção] muito próximo e queremos conseguir bater o recorde de 41 pontos. Tenho a certeza de que a moldura humana trará mais pressão ao Vitória de Guimarães do que ao Casa Pia. Só temos de desfrutar", afirmou o técnico.

Em conferência de imprensa de antevisão à partida, João Pereira considerou que os 36 pontos já conquistados pelos lisboetas praticamente deixam a manutenção assegurada e o grupo tem de procurar manter consistência para chegar à quinta posição da tabela.

"Atacar o quinto lugar, sempre a vitória. O futebol só faz sentido assim. Investimos e abdicamos tanto do nosso tempo, que não podemos ficar pelo meio termo, por aquela mentalidade dos coitadinhos ou do 'quase fizemos'. São 11 jogos e queremos criar a mentalidade de entrar para ganhar. Não temos o maior orçamento, temos defeitos e temos de olhar para nós com muita humildade. Temos de trabalhar muito mais do que as outras equipas, transcendermo-nos e ser criativos. Temos de ir por etapas", realçou.

Lamentando o facto de Portugal ter perdido um lugar de acesso à Liga Conferência, já que o sexto lugar do Casa Pia, há duas épocas, dava acesso às competições europeias e agora não, João Pereira garantiu que os 'gansos' não vão relaxar e assinalou o facto de estarem há 12 duelos seguidos a marcar golos, quebrando o défice do início da época, embora não podendo ainda contar com o ponta de lança Cassiano, ausente por lesão.

"Alguns jogadores reclamam, sempre a respeitar o treinador, e é totalmente legítimo, por não serem apostas. Agora têm a oportunidade de se mostrar. O Henrique Pereira agarrou a sua oportunidade no último jogo, fez uma assistência e tem muito potencial. O Max Svensson também tem de competir pelo lugar e o Cauê dos Santos mostrou a razão de o termos ido buscar. O Cassiano vai estar ausente, mas não está para sempre. Têm de se mostrar para, quando voltar, ter problemas para voltar ao 'onze'", explicou.

João Pereira é um dos quatro treinadores da I Liga que resistem nos mesmos conjuntos desde o início da época, a par com Vasco Matos (Santa Clara), Ian Cathro (Estoril Praia) e Tiago Margarido (Nacional), ressalvando que o país "ainda está longe da perfeição".

"Se remarmos todos no caminho da consistência, será mais benéfico na promoção do talento. Os treinadores e jogadores precisam de tempo para trabalhar e ter confiança. Temos muito talento, estamos no bom caminho, mas ainda não somos uma Liga muito próxima da perfeição. Em 2022/23, tínhamos dois lugares de acesso à Liga Conferência e agora só temos um. Isso tem de nos levar a refletir sobre a competitividade interna. Temos de falar mais dos clubes 'pequenos', para aumentar a competitividade", frisou.

O guarda-redes Ricardo Batista, o defesa esquerdo Benaissa e os avançados Kiki Silva, Clau Mendes e Cassiano são ausências confirmadas no lado casapiano, devido a lesão.

O Casa Pia, sexto, com 36 pontos, visita o Vitória de Guimarães, oitavo, com 32, no sábado, a partir das 20:30, em jogo da 24.ª ronda da I Liga de futebol, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de André Narciso, da associação de Setúbal.

Leia Também: Luís Freire pede Vitória com "ação e energia" ante o Casa Pia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Arbitragens a favor de Benfica e Sporting? "Centralismo no estado puro"

Nuno Lobo

Arbitragens a favor de Benfica e Sporting? "Centralismo no estado puro"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

As imagens dos finalistas a Carro do Ano 2025 em Portugal

Carro do Ano

As imagens dos finalistas a Carro do Ano 2025 em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas