Vítor Bruno, já afastado do comando técnico do FC Porto, destacou em tempos o ouro da casa, referindo-se aos jogadores a evoluir no Olival, como a solução para o enriquecimento do plantel nesta temporada condicionada por finanças depauperadas.
Com Martín Anselmi já ao leme da equipa principal dos azuis e brancos, a verdade é que a formação se manteve como uma aposta constante por parte do treinador argentino. À cabeça vemos Rodrigo Mora, que no fim de semana foi decisivo para a vitória dos portistas na visita ao Estoril. Martim Fernandes é um dos outros nomes que tem dado cartas este ano.
Mas há outros talentos a crescer no Olival. É verdade que a temporada do FC Porto B não está a decorrer nas melhores condições. Comandados por João Brandão, que foi recrutado para os 'bês' esta temporada, a formação secundária portista está na luta contra a despromoção na II Liga. Atualmente, a equipa segue no 16.º lugar da prova com 25 pontos, em lugar de playoff com o terceiro classificado da Liga 3.
Apesar da época menos conseguida em termos de classificação, há dois jogadores em plano de destaque nos azuis e brancos, sobretudo nos últimos jogos. Falamos do espanhol Ángel Alarcón e de do alemão Leonardo Vonić. Aliás, a dupla atacante foi, inclusive, responsável pela vitória do FC Porto B contra o Torreense no passado fim de semana.
Ainda assim, nem tudo foram rosas para os dois jogadores. Olhemos primeiro para o antigo jogador do Barcelona. Chegado à Invicta no verão de passado com o rótulo de uma grande promessa espanhola, Alarcón vinha, certamente, com esperanças de ser opção na equipa A. A falta de oportunidades na formação principal levou-o, inclusive, a fazer um ultimado ao então treinador Vítor Bruno.
O avançado somou três golos e uma assistência nas primeiras dez partidas efetuadas ao serviço da equipa secundária da formação azul e branco. Foi, inclusive, apontado a uma saída do FC Porto no mercado de janeiro, mas manteve-se no Olival e parece estar, de novo, a recuperar a veia goleadora.
Percurso diferente teve Leonardo Vonić. O alemão era um autêntico desconhecido para os adeptos do FC Porto até janeiro, altura em que foi contratado ao Rot-Weiss Essen, emblema da terceira divisão alemã. Mas esta tem-se revelado uma aposta certeira. Em nove jogos, o jogador, de 21 anos, leva seis golos, dois deles contra o já referido Torreense.
Numa altura em que Samu Aghehowa, Deniz Gul e Danny Namaso têm estado afastados dos golos nos últimos jogos - pese embora o avançado espanhol tenha regressado aos remates certeiros contra o Estoril - podem estar aqui duas opções para Martín Anselmi municiar o ataque do FC Porto já nesta reta final de temporada.
Leia Também: 'Chuva de golos' em Torres Vedras vale regresso às vitórias ao FC Porto B
Leia Também: Seis golos e muita emoção. Eis o resumo do Torreense-FC Porto B
Leia Também: Isto vai para os apanhados. Erro do guardião do FC Porto B dá que falar