Do FC Porto para o mundo em modo destemido. O que é feito de Bruno Alves?

Antigo internacional português é o protagonista da 28.ª edição da rubrica 'O que é feito de...?' do Desporto ao Minuto.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
05/04/2025 08:00 ‧ há 10 horas por Miguel Simões

Desporto

O que é feito de...?

Bruno Eduardo Regufe Alves assume-se, incontornavelmente, como uma figura que marcou a história do futebol português… e não só. Do FC Porto para o mundo, o ex-defesa ficou conhecido pelo seu modo destemido em campo, com algumas entradas polémicas à mistura.

 

Nascido na Póvoa de Varzim, o antigo internacional português começou a dar os primeiros passos nas camadas jovens do clube da terra, o Varzim, onde esteve entre 1992 e 1999, altura em despertou a atenção do emblema do Dragão.

À beira da viragem do milénio, Bruno Alves arrancou a sua nova aventura nos juniores do FC Porto e rapidamente subiu à equipa B, já a fazer valer a sua capacidade aérea com os sete golos apontados nas 47 partidas lá disputadas em duas épocas e meia. Por essa altura, já começava a somar as primeiras internacionalizações pelas camadas jovens de Portugal. 

Só depois veio a estreia na I Liga, na época 2001/02, mas não pelos azuis e brancos. O empréstimo ao Farense, por ano e meio, permitiu ao ex-defesa os primeiros passos na elite do futebol português, algo que continuou depois em 2003/04, quando foi cedido ao Vitória SC.

Afirmando-se como titular indiscutível em ambas as equipas, eis que a aventura na Grécia (2004/05), pelo AEK (onde regressou com outras funções), não foi exceção, tendo ainda assinalado a sua estreia na Liga Europa - na altura designada Taça UEFA.

Notícias ao Minuto Bruno Alves esteve contratualmente ligado ao FC Porto durante 11 anos, entre 1999 e 2010.© Getty Images  

Os números já justificavam uma oportunidade no FC Porto e, da época 2005/06 para a frente, Bruno Alves soube agarrá-la com unhas e dentes, desde a quantidade de jogos que fez aos títulos conquistados e, consequentemente, à história que ajudou a criar no Dragão.

O expoente máximo terá sido o tetracampeonato, às ordens de Jesualdo Ferreira, que o estreou na Liga dos Campeões logo ao terceiro jogo, na derrota frente ao Petrzalka 1898 (2-3). No entanto, duas semanas depois, a mediática expulsão no desaire frente ao Benfica (0-2), por 'cabeçada' a Nuno Gomes, 'abanou' a titularidade que havia sido conquistada, com apenas meia dúzia de jogos realizados nos sete meses seguintes.

Notícias ao Minuto Antigo defesa estreou-se pela seleção nacional no dia 5 de junho de 2007.© Getty Images  

Nova época, nova vida. Em dupla com Pepe, Bruno Alves brilhou em 2006/07, com dois golos em 36 jogos, pelo que esperou apenas pelo fim da época para poder rubricar a sua estreia por Portugal, num jogo particular frente ao Koweit (1-1), às ordens de Luiz Felipe Scolari.

O antigo central aproveitou a saída de Pepe para o Real Madrid e cimentou o seu lugar no eixo da defesa, partilhando-o ora com Pedro Emanuel, ora com Rolando, acabando até por se tornar capitão, ao contribuir para a conquista de outros troféus como a Taça de Portugal (2005/06, 2008/09 e 2009/10) e a Supertaça (2006, 2009 e 2010).

Com um total de 17 jogos em 174 jogos disputados em cinco épocas, Bruno Alves deixou o FC Porto no verão de 2010, com o sonho do pentacampeonato ('roubado' pelo Benfica, de Jorge Jesus) atravessado, tendo mesmo rubricado a sua despedida com uma expulsão… mas com um troféu no Jamor, frente ao Desportivo de Chaves (1-2).

Notícias ao Minuto Bruno Alves partilhou balneário com Raul Meireles (um dos mais recentes nomes da rubrica do Desporto ao Minuto) no Fenerbahçe.© Getty Images  

A troco de cerca de 20 milhões de euros, o ex-internacional luso rumou ao Zenit e por lá ficou entre 2010 e 2013, sem nunca perder de vista a seleção nacional, para a qual foi sendo convocado regularmente por Carlos Queiroz e Paulo Bento. Com dois campeonatos, uma Taça e uma Supertaça, seguiu-se uma mudança da Rússia para a Turquia, onde conquistou um campeonato e uma Supertaça pelo Fenerbahçe em três épocas, até que chegou o frenético ano de 2016.

Lembra-se daquela arrepiante entrada de Bruno Alves sobre Harry Kane? Aconteceu num jogo particular diante de Inglaterra (derrota por 1-0), em junho de 2016, precisamente às portas do Campeonato da Europa, em França, que seria de festa para mais de 10 milhões de portugueses.

O ex-futebolista jogou apenas por uma ocasião, diante do País de Gales (2-0) - naquele que foi o único triunfo em tempo regulamentar em sete jogos da seleção liderada por Fernando Santos - mas contribuiu para que aquele mítico 10 de julho de 2016 (triunfo na final, diante da anfitriã França) fosse possível.

Notícias ao Minuto Bruno Alves cruzou-se com jogadores como Pepe e Cristiano Ronaldo durante grande parte da sua aventura na seleção nacional, destacando-se com a conquista do Euro'2016.© Getty Images  

Com 34 anos, Bruno Alves não abrandou e aventurou-se na Serie A, ao serviço do Cagliari (2016/17), seguindo-se uma época na Escócia, pelo Rangers (2017/18), e só depois o regresso a Itália, pela porta do Parma, durante três épocas. O verão de 2021 ficou marcado pelo surpreendente regresso a Portugal, para representar o Famalicão, embora tenha sido uma aventura de apenas três semanas, devido a desentendimentos. Aí, a passagem pelo Apollon Smymis, na Grécia, ditaria, assim, o ponto final como futebolista, em junho de 2022, já com 40 anos.

Ainda assim, o percurso no mundo do futebol não ficou por aí, dado que Bruno Alves - nomeado como embaixador da Liga Portugal no passado verão - não tardou em abraçar funções na estrutura dos gregos do AEK, como diretor desportivo desde 2022/23, tendo ainda dado que falar recentemente ao integrar a lista de Nuno Lobo, na candidatura à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na condição de vice-presidente.

Para além disso, o antigo internacional português aceitou ainda o convite do compatriota Nani para integrar a sua equipa no 'The Soccer Tournament' (TST), pelo que ainda vai 'dando cartas' dentro das quatro linhas, sempre em modo destemido.

Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento. 

Leia Também: "Chuta" no FC Porto e look extravagante. O que é feito de Raul Meireles?

Leia Também: 'Rocket man' português de estilo peculiar. O que é feito de Pedro Mendes?

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Laporte 'pressiona' Cristiano Ronaldo rumo aos mil golos na carreira

Arábia Saudita

Laporte 'pressiona' Cristiano Ronaldo rumo aos mil golos na carreira

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2765
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Estoril2839
9Famalicão2737
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2726
15Estrela2723
16AVS2823
17Farense2717
18Boavista2715
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Um Fórmula 1 no McDonald's? É melhor olhar de novo

Fórmula 1

Um Fórmula 1 no McDonald's? É melhor olhar de novo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas