O Sporting falhou, esta segunda-feira, a sétima vitória consecutiva na I Liga, ao empatar na receção ao Sporting de Braga (1-1), no jogo que encerrou a jornada 28 do campeonato.
Viktor Gyokeres abriu a contagem em Alvalade, num duelo marcado pela constante superioridade do clube leonino. No entanto, e quando nada o fazia prever, o Sporting de Braga deitou um balde de água fria sobre os apoiantes leoninos com um golo de Patrão.
Um resultado que deixa o Sporting no segundo lugar do campeonato e que mantém o Benfica na liderança isolada da classificação, fruto da goleada imposta ao FC Porto na noite de domingo.
Filme do jogo:
O Sporting entrava em campo pressionado pelo que foi a vitória do Benfica na visita ao FC Porto e que deixou, de forma provisória, os encarnados a dormir na liderança. Para esta partida que encerrava a ronda 28, Rui Borges promoveu os regressos ao onze de Gonçalo Inácio, Matheus Reis e de Geovany Quenda.
Cedo se percebeu que os campeões nacionais entraram no encontro para conquistar os três pontos e voltar ao primeiro lugar. Os leões entraram dominantes e prova disso foi o golo anulado logo aos três minutos de jogo. Servido por Matheus Reis, Gyokeres correu até à área contrária e 'fuzilou' a baliza bracarense. Porém, o sueco estava três centímetros fora de jogo no momento em que recebeu o passe do companheiro de equipa.
Gyokeres voltou a testar a atenção de Hornicek aos oito minutos. O sueco recebeu na área de costas, rodou e disparou um autêntico míssil de pé direito. O guarda-redes do Sporting de Braga só teve tempo de erguer os braços e defender como pôde. No entanto, o checo não teve a mesma sorte ao minuto 15. Num momento de brilhantismo, Gyokeres cobrou um livre direto de forma rasteira e a bola aninhou-se no fundo das redes.
Após esta entrada pressionante por parte do Sporting, que se manteve durante mais alguns minutos, os homens de Rui Borges baixaram os níveis de agressividade, mas nem isso fez com que os arsenalistas crescessem no jogo ao ponto de ameaçarem a igualdade. É certo que os minhotos cresceram com a aproximação do tempo de intervalo, mas sem causar grandes problemas a Rui Silva.
Até ao descanso, destaque para dois momentos de maior calafrio. Aos 37 minutos, Bambu falhou em zona perigosa e deixou a bola para Gyokeres. O sueco entrou na grande área e rematou para boa defesa de Hornicek. Na resposta, aos 42 minutos, Debast perdeu a bola para Rodrigo Zalazar, que conseguiu enquadra-se com a baliza e rematar colocado para uma defesa a dois tempos de Rui Silva.
A segunda metade deste jogo em Alvalade trouxe um Sporting com a mesma toada com que tinha entrado no início do encontro. Aos 58 minutos, e após um 'bailinho' de Catamo, o moçambicano colocou a bola em Quenda, que remata para grande defesa do guarda-redes bracarense. O Sporting de Braga bem tentava reagir, mas não conseguia. Nem num lance de grande confusão da área leonina, aos 65 minutos, os minhotos conseguiram marcar.
Já o Sporting esteve sempre muito mais perto do segundo golo do que o rival de empatar. Maxi Araújo atirou para defesa apertada de Lukas Hornicek, antes de Francisco Trincão se mostrar ao jogo com um remate aos 81 minutos. Pelo meio, o duelo esteve interrompido por alguns minutos devido às tochas que adeptos leoninos acenderam junto da baliza contrária.
Contra todas as expectativas, e num momento em que o Sporting até estava no controlo das operações, o Sporting de Braga chegou ao golo do empate aos 88 minutos. Após um cruzamento largo da da direita por parte de Zalazar, Afonso Patrão, que estava há minutos em campo, apareceu nas costas dos centrais leoninos e cabeceou para o golo da igualdade.
Ainda com alguns minutos pela frente, o Sporting lançou-se na procura do golo que levasse à vitória. A expulsão de João Moutinho, já em tempo de descontos, abriu caminho a isso mesmo. E, a bem da verdade, a bola até esteve perto de entrar na baliza de Hornicek no último suspiro. Diomande apareceu destacado na área, mas a equipa de arbitragem anulou o lance por fora de jogo e deixou os adeptos da equipa da casa de mãos na cabeça.
É caso para dizer que o Sporting não foi 'Patrão' frente a este Sporting de Braga que marcou numa das poucas ocasiões que teve. O empate deixa o Sporting no segundo lugar com 66 pontos, agora a dois do líder Benfica. O Sporting de Braga é terceiro com 57 pontos, mais um do que o FC Porto que caiu para fora do pódio com a derrota de domingo no Clássico.
Momento do jogo: Afonso Patrão acaba por ter uma influência fundamental na definição do resultado. Saído do banco, o jovem marcou e levou não só o Sporting de Braga ao pódio, como fez o Sporting cair para o segundo lugar.
Leia Também: Corrida ao rubro: As finais que faltam a Sporting e Benfica na I Liga