O Benfica segue 'vivo' no campeonato e na Taça de Portugal, numa luta a dois com o rival Sporting, ao mesmo tempo que Bruno Lage vai conseguindo apostar nos talentos do Seixal, elevando para nove os jovens jogadores que já lançou na equipa principal em 2024/25, quase dobrando, de resto, o registo assinado na primeira passagem pela Luz.
Diante do Tirsense (4-0), na quarta-feira, e com a eliminatória mais do que resolvida, o treinador das águias promoveu as estreias de André Gomes, João Veloso e Hugo Félix, trio que se juntou a Gerson Sousa (emprestado ao Estrela da Amadora em janeiro) Joshua Wynder, Nuno Félix, Leandro Santos, Diogo Prioste e Adrian Bajrami - este último até se estreou a marcar na Luz.
São, assim, sete os jovens da formação em quem Bruno Lage já deu um sinal claro de confiança, repetindo aquilo que já havia feito em 2019/20, mas numa escala... menor.
Na primeira aventura como treinador da equipa principal do Benfica, Lage não teve receio em apostar nos então cinco jovens promissores Ferro, Florentino Luís, Tomás Tavares, Nuno Tavares e Tiago Dantas. Deste lote, apenas Florentino continua no Benfica e com lugar de relevo no plantel atual, sendo que Ferro o caso mais gritante pelas piores razões.
Depois de uma época de grande nível, na qual fez dupla com Ruben Dias - agora capitão do Manchester City - o defesa central português caiu a pique, estando agora no Estrela da Amadora, que luta pela permanência.
Tomás Tavares (AVS) e Tiago Dantas (NK Osijek) também estão longe de confirmar os créditos que obtiveram no Seixal, ao passo que Nuno Tavares vai convencendo em Itália, com a Lazio disposta a pagar cinco milhões de euros ao Arsenal para ficar com o internacional português a título definitivo.
Quem se segue dos jogadores 'made in Seixal'?
Logo após a goleada na Luz frente ao Tirsense, que confirmou o acesso à final da Taça de Portugal, Bruno Lage fez questão de enumerar todos os jogadores da formação que têm dado nas vistas e cuja oportunidade na equipa principal estará ao virar da esquina.
"Tenho aqui uma lista muito extensa, porque são muitos jogadores que trabalham comigo e com a minha equipa técnica. Diogo Ferreira, Diogo Spencer, Gonçalo Oliveira, Gustavo Marques, Rui Silva, João Silva, Francisco Domingues (Kiko), Tiago Parente, Rafael Luís, Tiago Freitas, Francisco Neto, Eduardo Fernandes (Dudu), Gustavo Varela e o José Melro. Têm tido um trabalho fantástico e estamos sempre atentos à evolução deles", apontara o treinador das águias, na sala de imprensa, na noite de quarta-feira.
No entanto, vale recordar que deste lote de jogadores há um que já fora lançado por Roger Schmidt, antecessor de Lage, na temporada transata, diante do Famalicão: o defesa brasileiro Gustavo Marques.
ADN Seixal presente
Para lá da aposta no talento emergente, a equipa principal do Benfica já conta com uma fatia assinalável de jogadores que foram formados pelas águias. Para lá do já mencionado Florentino, jogadores como Samuel Soares, António Silva, Tomás Araújo, João Rego e Tiago Gouveia também têm o ADN Seixal.
Leia Também: Lage revela os talentos da formação do Benfica que tem debaixo de olho