Estrela-FC Porto: Dragão procura 'fintar' polémica de olho no pódio

Equipa de Martín Anselmi enfrenta um dos 'aflitos' da I Liga.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
26/04/2025 07:03 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

A semana do FC Porto esteve longe de ser tranquila e, este sábado, a equipa de Martín Anselmi entra em campo, na visita à Reboleira, para defrontar o Estrela da Amadora, de olho na acérrima luta pela última vaga do pódio.

 

A polémica noitada protagonizada por parte do plantel azul e branco, na passada segunda-feira, valeu a instauração de processos disciplinares a Otávio Ataíde, Danny Namaso, William Gomes, Samu Aghehowa e Tiago Djaló (afastado do treino com os companheiros de equipa), aos quais se juntaram os nomes de Nehuén Pérez e Martim Fernandes. Para além disso, o treinador argentino ficou ainda sem Diogo Costa, ausente por lesão.

Já muito longe dos rivais Sporting e Benfica, cuja liderança poderá ficar matematicamente impossível de alcançar na 31.ª jornada da I Liga, os dragões (62 pontos) - atrás do Sporting de Braga - preparam-se para medir forças com um dos 'aflitos' do campeonato, que necessita, urgentemente, de pontos.

Após duas derrotas seguidas, o conjunto tricolor encontra-se imediatamente acima da linha de água, mas até poderá cair para zona vermelha, caso o AVS surpreenda o Benfica na Luz.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste sábado, com arbitragem de David Silva, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

José Faria

Pressão na fuga à descida: "Pressão sentem as pessoas que estão na Ucrânia, que não têm casa para habitar ou têm contas para pagar. Nós vamos continuar semana a semana, treino a treino, focados no que controlamos. Quem tem pressão, não poderá estar neste patamar. Não mexe minimamente e nós continuamos com idêntica motivação e espírito de grupo. O FC Porto merece-nos o máximo respeito, pelo poderio que tem. A nossa melhor versão permite-nos ter garantias de fazermos um bom resultado".

Polémicas no adversário: "Não sei se a semana foi difícil ou se há contrariedades, pois não olhamos muito e não acredito em nada. Se, por um lado, podemos achar que estão fragilizados, por outro, há um sentimento de camaradagem, revolta e vontade de dar uma imagem diferente. Jogar contra o FC Porto nunca é fácil. Eles têm vindo consideravelmente a evoluir com as ideias do treinador, notam-se coisas muito mais sólidas".

Ausências na equipa: "Obviamente, queremos ter sempre todos disponíveis. Não será agora que vamos arranjar justificações. São os que tivermos. Foco-me no que controlo e nos que cá estão a trabalhar. Não temos tido muitas dores de cabeça, vamos jogando com os que estão. Dificilmente repetimos um 'onze', pelas incidências da época".

Martín Anselmi

Polémica do momento: "A pergunta é inevitável. O tema foi público. Nós, enquanto treinadores e líderes, pensamos neste tipo de episódios com diferentes linhas de reflexão. Por um lado, o FC Porto, como qualquer instituição, tem um regulamento. Esse regulamento não foi cumprido. A partir daí, quando as coisas não são cumpridas, marca-se uma falta e aplica-se uma multa, consoante os níveis dessa falta, desse erro. Parece-me bem. Para isso, existem as regras".

Reflexão sobre regulamentos: "Há outro ponto que me leva a pensar no regulamento, que está inerente às responsabilidades. O regulamento diz que os jogadores têm de se apresentar de determinada forma, mas o que me diz a mim que não estão com a cabeça noutro sítio [mesmo em casa]. Os regulamentos não medem o compromisso. Não sei. O que me importa é o compromisso. Não é para comigo, é para com o clube, para com os adeptos, para com a profissão. Estamos a falar de compromisso enquanto companheiros [de equipa]. A equipa é sempre o mais importante, para resumir isto de alguma forma. Para fazer parte desta equipa, temos de ser nós mesmos, em prol da equipa, sempre para o bem da equipa".

Ausência de Diogo Costa: "Somos sensíveis a isso. É o nosso capitão e tem sido excecional. A equipa tem estado com mentalidade de 'filhos da mãe', desculpem a expressão, com garras de chegar ao próximo jogo e ganhar. Esse tema [da semana] é só ruído. Sabemos o que temos de fazer. Uma coisa não afeta a outra. Estamos preparados. Nada disso afeta o nosso seio desportivo, quero deixar claro". 

Últimos resultados

Estrela da Amadora: D-D-V-D-D

FC Porto: V-V-D-V-V

Últimos onzes

Estrela da Amadora: João Costa, Renato Pantalon, Issiar Dramé, Ferro, Diogo Travassos, Amine Oudrhiri, Léo Cordeiro, Guilherme Montóia, Alan Ruiz, Kikas e Jovane Cabral.

FC Porto: Diogo Costa, Zé Pedro, Stephen Eustáquio, Iván Marcano, João Mário, Fábio Vieira, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Rodrigo Mora e Deniz Gul.

Ausências

Estrela da Amadora: Fábio Ronaldo, Miguel Lopes e Nilton Varela (lesionados).

FC Porto: Gonçalo Borges (castigado), Vasco Sousa, Marko Grujic e Diogo Costa (lesionados).

Leia Também: FC Porto irreconhecível na Reboleira. Festa e lesões 'devastam' plantel

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Darwin Núñez alimenta polémica (e arrepende-se): "De repente..."

Liverpool

Darwin Núñez alimenta polémica (e arrepende-se): "De repente..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3072
2Benfica3072
3Sp. Braga3164
4FC Porto3062
5Vitória SC3048
6Santa Clara3047
7Famalicão3144
8Casa Pia3041
9Estoril3039
10Moreirense3035
11Rio Ave3033
12Arouca3033
13C.D. Nacional3032
14Gil Vicente3029
15Estrela3026
16AVS3024
17Boavista3021
18Farense3021
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Nova bateria da CATL oferece 1.500 km de autonomia

CATL

Nova bateria da CATL oferece 1.500 km de autonomia

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas