Viktor Gyokeres voltou, este domingo, a fazer das suas, ao contribuir com um póquer para o categórico triunfo conquistado pelo Sporting, no Estádio do Bessa, sobre o Boavista, por 0-5, ascendendo, desta maneira, à liderança isolada da Bota de Ouro.
A vantagem do internacional sueco sobre o segundo classificado, Mohamed Salah, é abismal (38 golos contra 28), mas o facto de a I Liga dispor de um fator de apenas 1.5, ao passo que o da Premier League é de 2, faz com que apenas um ponto os separe, quando falta um mês para o final da temporada.
Este multiplicador tem-se, de resto, revelado determinante para a atribuição do troféu de melhor marcador dos campeonatos europeus, de tal maneira que este já não vem parar a Portugal desde 2002, quando Jardel marcou 42 golos em 30 jogos de leão ao peito.
Desde ponto de vista, Mohamed Salah está em vantagem. E, olhando para o calendário, também, uma vez que o Sporting tem apenas mais três jogos pela frente, na I Liga, ao passo que o Liverpool, ainda tem quatro, na Premier League.
Os verde e brancos vão medir forças com Gil Vicente, Benfica e Vitória SC, ao passo que os reds terão pela frente Chelsea, Arsenal, Brighton e Crystal Palace, o que dará ao Faraó mais oportunidades para ampliar a 'veia goleadora'.
Viktor Gyokeres não se livra, ainda, da 'ameaça' de Robert Lewandowski, terceiro classificado, com 50 pontos. Em Espanha, não só os remates certeiros também valem por dois, como o Barcelona ainda vai defrontar Valladolid, Real Madrid, Espanyol, Villarreal e Athletic Bilbao.
Leia Também: 'Cavalo' do costume 'estourou' xadrez e Sporting fez xeque-mate ao trono