O Sporting respondeu da melhor maneira à goleada do Benfica e retomou a liderança da I Liga com um triunfo tranquilo, este domingo, na visita ao Boavista (0-5), em jogo da 31.ª jornada do campeonato português. Um duelo que nada muda no topo da classificação.
A grande figura do encontro disputado no Bessa foi Viktor Gyokeres. O avançado sueco marcou quatro golos carregados de história. Além de ter atingido os 52 golos em todas as competições esta época, o sueco tornou-se no jogador europeu com mais tentos certeiros com a camisola do Sporting, ultrapassando o neerlandês Bas Dost.
Filme do jogo:
Para este jogo que encerrou um dia de domingo com muitos golos, Rui Borges lançou uma pequena surpresa no onze inicial. Pedro Gonçalves, que tinha sido titular com o Rio Ave, repetiu a titularidade, certamente à procura da melhor forma física para chegar a cem por cento ao dérbi com o Benfica a 10 de maio.
Numa primeira parte de sentido único na Invicta, o Sporting foi a primeira equipa a criar perigo no Bessa. Aos três minutos de jogo, Francisco Trincão fugiu pela esquerda e atirou para defesa apertada de Vaclík. Não deu na primeira ocasião, deu mesmo na segunda. Aos seis minutos, Maxi Araújo descobriu Gyokeres no meio dos centrais do Boavista e o sueco fez o que melhor sabe, atirando para o fundo das redes.
A resposta do Boavista apareceu aos 12 minutos e com um remate à barra. Na sequência de um canto, Reisinho surgiu sozinho ao segundo poste, mas sem mira para empatar o duelo no Bessa. Mais perto de bisar esteve Gyokeres, que, segundos depois deste tiro ao poste, tentou um remate de bicicleta que acabou nas luvas de Vaclík.
O Boavista continuava sem construir com princípio, meio e fim e aproveitava o Sporting para se ir chegando à área contrária. Primeiro Pote e depois Trincão foram tentando fazer o golo, mas esse nesta noite estava mais nos pés de Gyokeres. Foi em cima do apito para o que o sueco fez o bis e atingiu o golo 50 em todas as competições esta temporada. Após um passe de Trincão, o sueco fez o que melhor sabe. Numa jogada já habitual, o avançado partiu em velocidade pela esquerda, fugiu para o meio e disparou para o segundo na partida (45+1).
Se pensava que esta locomotiva sueca iria entrar para a segunda parte para um período de descanso, desengane-se. Foram precisos apenas cinco minutos no segundo tempo para que o camisola 9 dos leões chegasse ao hattrick na partida e quebrasse um novo recorde. Após nova assistência de Trincão, Gyokeres venceu a marcação em velocidade e apareceu na cara de Vaclík para marcar pela terceira vez (50'). Um tento, como referimos, com história.
Viktor Gyokeres marcou o 94.º golo pelo Sporting e ultrapassou o neerlandês Bas Dost como o estrangeiro europeu com mais golos com a camisola dos leões. O sueco já só tem o mítico Yazalde (126) pela frente como o melhor marcador estrangeiro pelo clube de Alvalade. E só não fez o póquer logo de seguida por uma questão de sorte. Em nova investida do nórdico pelo corredor central, Vaclík travou o remate do camisola 9. Atento estava Maxi Araújo, que apareceu a atirar de cabeça para a goleada dos verde e brancos.
A equipa do Boavista estava completamente perdida em campo e só não sofreu novo golo logo de seguida graças a Vaclik. Aos 68 minutos, Francisco Trincão descobriu Geny Catamo e o moçambicano atirou rasteiro para uma defesa com os pés do guardião das panteras. Ao minuto 73, Gyokeres também esteve perto de voltar a descontar. O sueco apareceu completamente isolado na cara de Vaclík, mas permitiu a defesa do guardião do Boavista.
O ritmo de jogo foi caindo com o aproximar da reta final e o Sporting foi conservando a seguríssima vantagem que permitiu o regresso à liderança do campeonato, respondendo ao eterno rival na mesma moeda e com uma goleada expressiva. Destaque para o amarelo mostrado a Diomande. O central falhará o duelo da próxima jornada com o Gil Vicente, mas estará disponível para o dérbi com o Benfica. E não podia faltar o póquer de Gyokeres.
Já no tempo de descontos da segunda parte, Harder entrou na área, pela esquerda, e cruzou para o coração da área, onde Gyokeres apareceu para marcar o quarto golo no encontro e saltar para o topo da disputa pela Bota de Ouro (90+3').
Feitas as contas, o Sporting salta para a liderança da classificação com 75 pontos, com os mesmos do Benfica, mas em vantagem no confronto direto. O Boavista mantém-se afundado no último lugar da classificação com 21 pontos. Na próxima ronda tem um jogo de 'vida ou de morte' com o AVS na luta pela manutenção.
Momento do jogo: Um golo soberbo de Gyokeres, que bisou nos descontos da etapa inicial, deixou o Sporting com uma vantagem muito tranquila à beira do intervalo.
Leia Também: Quem é que para Gyokeres? Sueco quebrou assim o nulo no Bessa