O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, o mapa de castigos dos jogos referente à 33.ª jornada da I Liga, com destaque para as penalizações do Boavista-FC Porto (1-2), do passado domingo.
O dérbi da Invicta gerou um total de 46.909 euros em multas a dividir pelos dois clubes. Os dragões vão pagar um total de 30.044 euros, ao passo que os axadrezados desembolsam 16.712 euros.
Mas vamos por parte. Segundo o mapa de castigos, as coimas aplicadas aos dragões devem-se sobretudo ao comportamento incorreto do público no dérbi.
A multa mais inusitada está relacionada com o facto de os adeptos azuis e brancos terem arremessado uma câmara de CCTV do recinto dos axadrezados para o relvado, o que resultou numa multa de 10.200 euros. Junta-se ainda uma outra coima no valor de 5.740 euros pelo uso de engenhos pirotécnicos ou explosivos por parte dos adeptos portistas e outra de 1.224 euros pelo arremesso de bóias insufláveis e cânticos ofensivos dirigidos ao adversário.
O valor mais avultado é de 12.140 euros e está relacionado com o arremesso de engenhos pirotécnicos, o que motivou o árbitro a interromper a partida durante dois minutos já nos minutos finais da primeira metade. Há ainda a juntar uma multa de 640 euros que foi aplicada a Henrique Monteiro, diretor do FC Porto, por este ter entrado no relvado quando não tinham autorização para tal.
Já a SAD do Boavista terá de pagar mais de 16 mil euros em multas. A coima de 6.452 euros está relacionada com o facto de Stuart Baxter não estar inscrito como treinador do clube na Liga, um facto já recorrente, mas como delegado. Seguiram-se também sanções por "uso de engenhos pirotécnicos" (4.210 euros), uma outra (490 euros) pelo facto de Stuart Baxter ter estado de pé a dar indicações; comportamento incorreto do público (730 euros); entrada e permanência de objetos não autorizados (561 euros); entrada ou permanência de pessoas não autorizadas (420 euros); e admoestações disciplinares aos jogadores (199 euros).
Leia Também: FC Porto mostra bastidores do triunfo no Bessa (com 'farpas' ao Boavista)