Álvaro Carreras foi um dos nomes mais badalados do mercado de transferências europeu, esta semana, na sequência dos rumores cada vez mais incessantes que dão conta da possibilidade de abandonar o Benfica rumo ao Real Madrid.
A final da Taça de Portugal, perante o Sporting, agendada para as 17h15 (hora de Portugal Continental) deste domingo, no Estádio Nacional do Jamor, será, ao que tudo indica, o último jogo do internacional sub-21 espanhol de águia ao peito, restando saber, ao certo, quais os moldes deste negócio.
Em cima da mesa, estará a possibilidade de o Manchester United fazer uso da cláusula de recompra que mantém sobre o lateral-esquerdo, no valor de 18 milhões de euros, para, de seguida, o vender aos merengues, por entre 30 a 35 milhões de euros.
Uma manobra que beneficiaria red devils (que teriam um lucro de, pelo menos, 12 milhões de euros) e merengues (que evitariam o pagamento da cláusula de rescisão, de 50 milhões de euros)... mas não os encarnados, que veriam o encaixe financeiro significativamente reduzido.
Irá o internacional sub-21 espanhol abandonar Portugal de volta a 'casa', ainda antes do Campeonato do Mundo de Clubes? Ou conseguirá a direção liderada por Rui Costa 'segurá-lo' por, pelo menos, mais um ano? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste boato.
Por que pode acontecer?
Se uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros é, aos dias de hoje, insuficiente para segurar as principais 'pérolas' do futebol português, uma cláusula de recompra de 18 milhões de euros pode revelar-se uma autêntica 'bagatela'.
A posição de lateral-esquerdo é uma das mais difíceis de colmatar, no futebol mundial, e o Real Madrid está, efetivamente, 'curto' neste setor, de tal maneira que teve de recorrer a Fran García para 'tapar buracos', fruto das graves lesões contraídas por Ferland Mendy e David Alaba.
É, ainda, preciso esquecer que Álvaro Carreras cumpriu formação em Valdebebas, mas não chegou a estrear-se ao serviço da equipa principal, pelo que o desafio de mostrar o que vale num dos maiores clubes do planeta pode ser demasiado aliciante para recusar.
Por que pode não acontecer?
Depois de uma temporada aquém das expetativas, Rui Costa quererá apostar tudo na próxima, onde não pode vacilar, até porque há eleições já em outubro, que podem afastá-lo da presidência do Benfica, caso o panorama se mantenha, até lá.
O líder máximo dos encarnados procurará, assim, manter aquele que é um dos principais ativos, que, por seu lado, poderá sentir-se tentado a olhar para exemplos como Renato Sanches, João Félix ou Victor Lindelof, que saíram cedo demais da Luz e acabaram por não singrar.
Além disso, há que ter em conta que a direção encabeçada por Florentino Pérez tem em vista outros jogadores com provas dadas ao mais alto nível, como é o caso de... Alejandro Grimaldo, que chegou ao Bayer Leverkusen proveniente do Benfica, no verão de 2023, a 'custo zero'.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.