A nova abordagem, segundo um comunicado, deve incluir um plano para cada Estado-membro com reformas e investimentos fundamentais, concebido e executado em parceria com as autoridades nacionais, regionais e locais, prevendo-se uma proposta formal em julho.
O próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP 2028-2034) assenta na necessidade de introduzir novos recursos próprios, defendendo o executivo comunitário que "a UE deve maximizar o impacto de cada euro que gasta, concentrando-se nas prioridades e objetivos em que a sua ação é mais necessária".
A Comissão Europeia propõe ainda um Fundo Europeu para a Competitividade, que deve criar uma capacidade de investimento para apoiar setores estratégicos e tecnologias críticas.
Além disso, defende o executivo na comunicação hoje adotada: "O orçamento da UE deve poder apoiar-se em receitas modernizadas para assegurar um financiamento suficiente e sustentável das nossas prioridades comuns".
Paralelamente, Bruxelas lançou hoje uma consulta pública a todos os cidadãos europeus sobre o QFP.
A partir de hoje e até 07 de maio, qualquer cidadão pode pronunciar-se sobre o futuro quadro financeiro plurianual da UE e as políticas que este deve apoiar agrupadas em sete temas, nomeadamente execução de fundos europeus e financiamento para a competitividade, educação e resposta a crises, entre outros.
Os interessados poderão participar através de ligações como https://ec.europa.eu/info/law/better-regulation/have-your-say/initiatives/14520-EUs-next-long-term-budget-MFF-implementing-EU-funding-with-Member-States-and-regions_en
O atual quadro financeiro decorre de 01 de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2027, com um montante global de despesas de 1.211 mil milhões de euros e é acompanhado pelo NextGenerationEU, um instrumento temporário de recuperação no valor máximo de 807 mil milhões de euros que impulsiona a economia europeia e torna as nossas sociedades mais fortes e resilientes, em resposta à pandemia da covid-19.
Leia Também: Buffon lança um livro e fala de Cristiano Ronaldo: "Fora das câmaras..."