Confiança dos consumidores cabo-verdianos fechou 2024 em queda

A confiança dos consumidores cabo-verdianos chegou ao fim de 2024 em queda, mas a revelar otimismo quanto ao ano que decorre, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) do arquipélago.

Notícia

© Getty Images

Lusa
31/03/2025 13:41 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

INE

O indicador de confiança do consumidor "continuou com a mesma tendência descendente observada no terceiro trimestre de 2024", mas situou-se "acima da média da série, realçando alguma confiança nas famílias cabo-verdianas", lê-se nos resultados do Inquérito de Conjuntura nas Famílias.

 

O boletim do INE regista até "uma evolução positiva" do indicador quando comparado com o período homólogo - 15 pontos no quarto trimestre de 2024, mais um que no mesmo período de 2023, que equivale à média da série.

"De acordo com os inquiridos, para os próximos 12 meses [ano de 2025], tanto a situação financeira das famílias como a situação económica do país deverão evoluir positivamente, face ao trimestre homólogo". 

As famílias acreditam que "os preços dos bens e serviços deverão aumentar, enquanto o desemprego deverá diminuir, face ao trimestre homólogo".

Sobre outras questões colocadas pelo INE, a maioria continua a referir, tal como nos inquéritos anteriores, que não há condições para poupar, ou comprar carro ou casa.

O inquérito é representativo do país, com recolha na Praia, Santa Catarina, São Vicente e Sal, na primeira quinzena do fim de cada trimestre.

Leia Também: Organizações de exploração dos oceanos anunciam parceria com Cabo Verde

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas