Atunlo? Portos de Cabo Verde assumem salários e postos de trabalho

A empresa dos portos de Cabo Verde (Enapor) pagou hoje salários em atraso e garantiu cerca de 200 postos de trabalho na plataforma de processamento de pescado do Mindelo, São Vicente, que estava concessionada à empresa espanhola Atunlo.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
31/03/2025 18:54 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

Cabo Verde

"A Enapor continuará a manter os salários desses colaboradores em dia, assumindo este encargo até à entrada de um novo operador privado que irá fazer a gestão da referida plataforma de frio e, logo, absorver esses colaboradores e seus processos contratuais", anunciou Irineu Camacho, presidente da empresa pública.

 

A informação foi prestada depois de a Enapor ter retomado a posse das instalações e as garantias aos trabalhadores incluem o pagamento das contribuições à Segurança Social.

A empresa espanhola Atunlo entrou em insolvência no país de origem e suspendeu operações há um ano, deixando os trabalhadores sem respostas.

A venda de pescado para Espanha, destinado a conservas, é o principal produto de exportação de Cabo Verde, concentrado em firmas espanholas que operam na ilha de São Vicente.

Trabalhadores e sindicato manifestaram satisfação pela resolução de um problema laboral que se arrastava há um ano.

Irineu Camacho referiu que a Enapor espera fechar contrato com um novo operador privado, em maio, para a plataforma voltar a funcionar até final do primeiro semestre.

Leia Também: Remunerações na indústria de Cabo Verde cresceram 2,5% no ano passado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas