Nasceram quase 15 mil empresas até março - e as insolvências?

Fique a par dos dados referentes ao primeiro trimestre.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/04/2025 11:14 ‧ há 1 semanas por Notícias ao Minuto

Economia

dados

No primeiro trimestre de 2025 foram criadas 14.909 empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 1,9% (-287 constituições) face ao trimestre homólogo, divulgou a Informa D&B, esta sexta-feira. 

 

"A descida foi transversal à maioria dos setores de atividade, embora com um peso muito significativo dos Transportes (-25%; -346 constituições), nomeadamente das ‘atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’ (-46%; -490 constituições)", pode ler-se num comunicado. 

Além disso, "entre os setores com crescimento, a Construção é o que mostra maior consistência, aumentando o número de novas empresas há vários anos consecutivos".

"A criação de empresas na Agricultura e outros recursos naturais está a crescer desde o início deste ano e tem, no 1º trimestre, o aumento percentual mais expressivo entre todos os setores. Entre os setores a crescer neste indicador estão também as Atividades imobiliárias (+23%; +322 constituições), bem como as Indústrias (+8,5%; +49 constituições)", é referido. 

E mais: "Do ponto de vista geográfico, a quebra na constituição de empresas está bastante concentrada na Grande Lisboa (-4,9%; -212 constituições), em especial nos setores dos Transportes e das Tecnologias da informação e comunicação".

E as insolvências?

"Contrariando a tendência dos últimos 2 anos, as insolvências mostram sinais de quebra. No primeiro trimestre do ano, 507 empresas iniciaram um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 7,0% (-38 insolvências), face ao período homólogo", é referido.

Os dados mostram que a "descida verifica-se em metade dos setores de atividade, mas sobretudo no setor das Indústrias (-35%; -59 insolvências), nomeadamente na Indústria de Têxtil e moda (-48%; -51 insolvências) e nos distritos de Braga e Porto. Em sentido contrário, destacam-se os Serviços empresariais (+70%; +21 insolvências) e em especial os serviços de apoio às empresas (+83%; +20 insolvências)".

Leia Também: Maré vermelha nas bolsas: Lisboa em baixa com BCP a cair mais de 5,5%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas