A campanha de entrega do IRS, referente aos rendimentos de 2024, já arrancou e os contribuintes podem submeter a declaração ao Fisco até ao final de junho. Segundo ao Executivo, há dois cuidados a ter neste processo:
- Verifique se o IBAN e os valores estão corretos;
- Antes de submeter, deve usar a função 'validar' para verificar se a declaração apresenta algum erro.
"A verificação cuidadosa de todos os dados é fundamental. Falhas no IBAN e a falta de confirmação de informações podem atrasar o processo de validação e emissão da liquidação. Aproveite os três meses de prazo para evitar submeter a declaração nos últimos dias", explica o Executivo, em comunicado.
O Governo recorda que a submissão deve ser feita online, através do Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt).
"O processo é gratuito e, caso necessário, os contribuintes podem obter apoio nos serviços de Finanças, nos espaços cidadão e nas juntas de freguesia (consulte aqui os locais de apoio)", pode ler-se.
Além disso, "se estiver abrangido pelo IRS automático (que inclui um universo alargado de contribuintes, sobretudo os que auferem em exclusivo rendimentos do trabalho e/ou de pensões – consultar mais informação aqui), basta aceder ao Portal das Finanças e confirmar os seus elementos. Se não o fizer, no final do prazo de entrega da declaração a AT converte a declaração pré-preenchida em declaração definitiva".
"Fora dos casos do IRS automático, ao aceder ao Portal das Finanças e escolher a entrega da declaração de IRS, é disponibilizada uma declaração pré-preenchida com diversos elementos (quer no que respeita a rendimentos quer a deduções), que deverá verificar e completar, submetendo em seguida a declaração", pode ler-se.
Leia Também: Reembolso menor? Governo explica "porque pode variar" o acerto do IRS