Se acha que está a pagar demasiado Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) saiba que pode pedir uma nova avaliação da casa às Finanças até ao final do ano. Contudo, antes de tomar esta decisão deve simular para perceber se pode ou não poupar com esta solução.
"O cálculo do IMI resulta da aplicação de uma taxa sobre o valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis. As taxas são definidas anualmente pelas autarquias e a cobrança de IMI reverte também para os cofres dos municípios em que se localizam os imóveis", explica a DECO PROTeste.
Porém, "nem todos os coeficientes que influenciam o cálculo do IMI são atualizados pela Autoridade Tributária".
"É o caso da idade do imóvel (coeficiente de vetustez), que só é atualizada se o proprietário pedir às Finanças uma nova avaliação do seu imóvel. Isso significa que muitos imóveis podem estar a ser taxados como novos, quando já não o são e, logo, poderiam já ter o valor do seu imposto desagravado", explica a organização de defesa do consumidor.
Ora, "uma casa comprada nova há três anos, que não tenha sido submetida a qualquer avaliação posterior à compra, à partida, continuará a ter um VPT calculado segundo um coeficiente de vetustez de 1. Mas se o proprietário pedir nova avaliação, pode beneficiar de uma redução do referido coeficiente para 0,9, por a casa já ter mais de dois anos. Isso fará diferença nas contas finais".
Contudo, a DECO PROTeste ressalva que "só a simulação permite confirmar se vale ou não a pena". A organização disponibiliza um simulador, pode consultá-lo aqui.
Atenção!
"Se o contribuinte pedir uma nova avaliação da casa, as Finanças vão atualizar todos os coeficientes que influenciam no cálculo do IMI. E nos últimos dois anos o preço do metro quadrado aumentou de forma significativa, o que pode significar um agravamento do imposto a pagar", nota a DECO PROTeste.
Caso o simulador revele "uma possível poupança, submeta o modelo 1 do IMI no portal das Finanças até 31 de dezembro", sendo que o "novo cálculo terá efeitos no IMI a pagar no próximo ano".
Leia Também: Já sabe quando tem de pagar o IMI este ano? Aqui estão as datas