Lucro da Exxon Mobil cai 6,1% para 7.713 milhões de dólares

A Exxon Mobil lucrou 7,713 mil milhões de dólares (6,7 mil milhões de euros) no primeiro trimestre do ano, uma queda de 6,17% em relação ao ano anterior, num período que a empresa definiu como "incerto".

Notícia

© Lusa

Lusa
02/05/2025 16:33 ‧ ontem por Lusa

Economia

1.º trimestre

O lucro líquido da empresa norte-americana de petróleo e gás permaneceu praticamente inalterado em relação ao trimestre anterior, aumentando 1,35% em relação ao período imediatamente anterior.

 

Em termos de receita, a perspetiva é quase idêntica à do ano anterior da empresa, graças aos 83,13 mil milhões de dólares (73,6 mil milhões de euros) arrecadados no primeiro trimestre, um aumento de 0,06% em relação ao ano anterior.

Já a produção global da Exxon ficou em 4,55 milhões de barris por dia (mbd) no primeiro trimestre, um aumento de 20% em relação aos 3,78 mbd no mesmo período em 2024.

Assim, o negócio global de produção da petrolífera registou lucros de 6,76 mil milhões de dólares no trimestre, 19% a mais do que no mesmo período do ano passado.

"Neste mercado incerto, os nossos acionistas podem ficar tranquilos sabendo que estamos preparados", disse o presidente-executivo (CEO) da Exxon, Darren Woods, em comunicado após a divulgação dos resultados.

As empresas petrolíferas dos EUA têm sido prejudicadas por margens de refinação apertadas, custos crescentes e baixos preços do petróleo bruto, que caíram quase 18% este ano.

O presidente dos EUA, Donald Trump, prometeu aos eleitores uma recuperação da indústria petrolífera do país, mas os planos tarifários agressivos --- incluindo tensões crescentes com a China, um importante importador de petróleo bruto --- fizeram os preços cair abaixo de 60 dólares o barril nos últimos dias, o nível mais baixo em mais de quatro anos.

Leia Também: Lucro da Airbnb cai 42% até março para 136 milhões de euros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas